SEM DEMANDA: Doses da Pfizer Baby são jogadas no lixo em Rondônia

De acordo com profissionais da saúde, quase 70% das doses são descartadas

SEM DEMANDA: Doses da Pfizer Baby são jogadas no lixo em Rondônia

Foto: Divulgação

De acordo com profissionais da saúde que procuraram o Rondoniaovivo, o estado segue jogando no lixo muitas doses da vacina Pfizer Baby, enviadas pelo Governo Federal para vacinar crianças de seis meses a quatro anos de idade contra o vírus da Covid-19.

 

O motivo é a baixa procura nos postos de vacinação, além da desinformação (fake news) em grupos de WhatsApp, o que faz os profissionais de saúde serem obrigados a jogarem no lixo frascos com doses da vacina que não foram aplicadas.

 

Um dos locais mais críticos, segundo os servidores públicos, é em Ji-Paraná: recentemente, de 450 doses abertas, 184 tiveram de ser descartadas.

 

Cada embalagem tem com 10 doses. Depois de aberta, é estipulado um prazo de 24 horas para aplicação de todas as doses do frasco, caso contrário é necessário o descarte.

 

Ou seja: o recipiente é aberto para vacinar uma criança, enquanto nove doses não são aplicadas por falta de demanda e jogadas no lixo.

 

Apoiada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a vacina Pfizer Baby é indicada para evitar que crianças apresentem sintomas mais fortes do vírus da Covid-19, que segue registrando infecções e mortes em todo o país, incluindo as últimas variantes, a BQ.1 e a XBB 1.5.

 

Os pais e mães que desejam vacinar seus filhos podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa durante o horário de expediente.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS