Mulheres tentam agendar por telefone os procedimentos há quase uma semana, sem sucesso
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Sistematicamente, campanhas educativas reforçam o papel em que o exame preventivo de Papanicolau e da mamografia tem na vida das mulheres.
São exames que previnem doenças como o câncer de colo de útero e de mama, que causam muitas mortes no sexo feminino.
Em Porto Velho, a carreta do Hospital de Amor, que procura estimular o cuidado antecipado e o tratamento desses tipos de doenças está nesta semana no shopping da cidade e oferece os serviços preventivos às mulheres.
Mas, as interessadas em fazer os exames estão há dias tentando marcar os procedimentos por telefone (4009-9000) e não conseguem. É o caso da microempresária Indira Jara, que tem outras quatro mulheres em sua equipe e quer que todas cuidem da saúde.
“Desde a sexta-feira, dia 06, ligo lá e não consigo contato para fazer o agendamento das minhas funcionárias. E ninguém dá uma resposta satisfatória nem melhoram o serviço. Se é pra oferecer algo, que seja com excelência e que as pessoas tenham acesso a tudo”, desabafou ela ao Rondoniaovivo.
Indira mostra as diversas ligações feitas para o número de agendamento divulgado pelo Hospital de Amor, sem sucesso para marcar exames de papanicolau e mamografia - Reprodução
Segundo ela, não há condições de todas irem ao local por conta da aglomeração que está se formando há dias.
“Ontem [quarta-feira, 11] passei lá e a fila está gigante. A gente fica com medo por conta da Covid, que não dá folga, ainda mais com essa nova variante. Não podemos ficar correndo esse risco de todo mundo ficar doente”, destacou Indira.
É a mesma situação que diversas servidoras públicas estaduais enfrentam também desde a última sexta-feira (06) como Isaura Alves, Helena Messias e Márcia Mendonça, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
“Todas nós do setor do passe livre do idoso no Tudo Aqui agendamos, mas não conseguimos marcar, porquê o telefone que nos passaram não atende. Nós desistimos, além de outras colegas do setor”, afirmou ela.
Tentamos contato com a direção do Hospital de Amor, mas até o fechamento desta matéria não conseguimos. Caso queiram fazer algum esclarecimento, garantimos o espaço e faremos a atualização deste texto.
Detalhes
Segundo o texto enviado pelo Hospital de Amor, os “interessados em fazer exames de mamografia e papanicolau gratuitos podem ter acesso ao serviço durante todo o mês de janeiro no acesso D, estacionamento do Porto Velho Shopping”.
A Carreta do Hospital de Amor atende no local das 10h às 20h, de segunda a sexta. Menos durante feriados. Para organizar o processo, é necessário fazer um agendamento pelo telefone: 4009-9000.
Para participar também é recomendado que a mulher faça um cadastro no local de atendimento. Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais, como: cópia do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A mamografia é um exame de rotina que pode detectar o câncer de mama. Já o papanicolau detecta possíveis alterações no colo uterino antes mesmo que o câncer se desenvolva. Segundo especialistas em saúde, quanto mais cedo o diagnóstico, maior é a probabilidade de cura.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!