EQUILÍBRIO: Sesau reforça os cuidados com a saúde mental no mês de janeiro

Atividades físicas podem ajudar a pessoa ter uma saúde mental de qualidade

EQUILÍBRIO: Sesau reforça os cuidados com a saúde mental no mês de janeiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A campanha do Janeiro Branco tem como objetivo sensibilizar e estimular a população sobre o cuidado com sua Saúde Mental. A campanha acontece no início de cada ano, pois é justamente nesse período que as pessoas estão mais propensas a refletir sobre um novo ciclo e a necessidade de mudanças, em suas relações pessoais e na vida como um todo.
 
 
Segundo o diretor do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, Daniel Amaral,  é importante que as pessoas tenham consciência que a mente precisa de cuidados, assim como o corpo. Além de  janeiro ser um mês que pode funcionar como gatilho para o aparecimento de determinados transtornos mentais, como crises de ansiedades e de depressão. 
 
 
“A saúde mental precisa começar desde da concepção da vida, a gestante precisar fazer o pré-natal corretamente e seguir todas as orientações. Assim, após o nascimento e infância, a criança terá um desenvolvimento com uma maior qualidade de vida no futuro em sua vida adulta”, explicou Daniel. 
 
 
O governador Marcos Rocha enfatiza que é importante saber que a Saúde Mental não é sinônimo de “doença”, “tratamento” ou “cura”, “é o cuidado consigo e com os outros para ter uma vida com qualidade”, afirmou. 
 
 
PROCEDIMENTOS
 
Em casos de necessidade, o indivíduo pode procurar ajuda na rede de atenção básica de saúde mais perto da sua residência e ser orientado a buscar um especialista. Em casos mais graves, também podem buscar auxílio no pronto-atendimento  ou em um Centro de Atenção Psicossocial – Caps, para iniciar um tratamento com uma equipe multidisciplinar.
 
 
Em caso de aparecimento de transtornos mentais, o início para o tratamento deve começar na Atenção Básica de Saúde, quando a pessoa ainda está em formação e conhecendo o mundo e ao longo do amadurecimento. Também realizar outros hábitos podem ajudar uma criança, adulto e idoso a terem uma saúde mental de qualidade, sendo elas: 
 
 
  • Cuidados com alimentação; 
  • Cuidados com sono; 
  • Não ter medo de pedir ajuda;
  • Cultivar bons relacionamentos afetivos; 
  • Explorar atividades relaxantes; e 
  • Realizar acompanhamento psicológico e médico regular.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS