BAIXA PROCURA: Crianças ainda podem ser vacinadas com a Pfizer Baby e Agevisa

As vacinas Pfizer Baby destinadas a crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem ser utilizadas no esquema vacinal completo

BAIXA PROCURA: Crianças ainda podem ser vacinadas com a Pfizer Baby e Agevisa

Foto: Divulgação

O Governo do Estado de Rondônia recebeu e distribuiu aos municípios, até o início de janeiro, 10 mil doses da vacina Pfizer Baby para serem utilizadas no esquema completo (1°, 2° e 3° doses). As vacinas Pfizer Baby são destinadas a crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
 
 
O governador Marcos Rocha ressalta que assim que as vacinas são recebidas, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa já atua para que os imunizantes cheguem aos municípios. “Além do transporte das vacinas até as Regionais de Saúde, o governo também faz a supervisão, orientação e capacitação dos profissionais”, pontuou
 
 
A coordenação estadual de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa informou que as crianças a partir de 3 anos de idade, também foram vacinadas com os últimos estoques da Coronavac. “Não temos mais estoques de Coronavac no Estado, e não existe previsão de compra pelo Ministério da Saúde – MS, neste caso todas as crianças que atendem ao público-alvo, estão sendo vacinadas com o imunizante da Pfizer”, disse o assessor técnico da coordenação estadual de imunização, Sid Orleans.
 
 
COBERTURA VACINAL
 
Uma das preocupações dos técnicos da Agevisa trata-se da baixa cobertura vacinal em crianças. Conforme os dados oficiais do LocalizaSus, painel do Ministério da Saúde de onde os dados referentes à vacinação contra a covid são extraídos, até o dia 4 de janeiro, foram aplicadas 917 doses de vacina Pfizer Baby em crianças de 6 meses a 2 anos, e 6.507 doses de Coronavac/Pfizer Baby em crianças de 3 a 4 anos. Um total de 7.424 doses aplicadas em crianças de 0 a menor de 5 anos.
 
 
Os bebês estão inseridos na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 6 meses a menores de cinco anos. Nesta faixa etária, o Estado de Rondônia tem como estimativa populacional 119.471 crianças.
 
 
O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, chama atenção para a necessidade da imunização como forma de reduzir as formas graves da doença. “Sabemos que a vacinação de crianças é de responsabilidade exclusiva dos pais, entretanto, como vigilantes da saúde pública temos apoiado os municípios, que são os responsáveis pela administração dos imunobiológicos enviados pela Rede de Frio Estadual”, afirmou.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS