UM ANO: Feirões de renegociação de dívidas atendem mais de 5 mil pessoas em RO

Procon realizou operações no Estado, levando em consideração os reajustes no valor dos combustíveis e em outros produtos

UM ANO: Feirões de renegociação de dívidas atendem mais de 5 mil pessoas em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Os feirões de renegociação de dívidas destacaram-se entre as ações do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor em Rondônia – Procon/RO em 2022. Mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas com a concessão de descontos e condições especiais de pagamento de dívidas negativas ou não. Mais de 270 empresas participaram das ações que ofereceram descontos especiais de até 90% do valor total da dívida.
 
Com relação à fiscalização, o Procon realizou operações em todo o Estado, levando em consideração os reajustes no valor dos combustíveis e em outros produtos, além das fiscalizações específicas em datas comemorativas como, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Crianças, e mais recentemente a Black Friday. O órgão também atua intensamente em todo início de ano, quanto às atividades escolares, matrículas, rematrículas, comercialização dos materiais escolares e todas as atividades que envolvem esse período. 
 
A defesa do direito do consumidor é destacada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, que enfatiza todo o trabalho realizado pelo Procon. “As ações desenvolvidas pelo órgão têm a finalidade de orientação e proteção ao consumidor. Em Rondônia, o Procon se destaca com os serviços realizados que garantem ao cidadão um tratamento de respeito e fazendo valer o que está definido no Código de Defesa do Consumidor”, enfatiza o governador.
 
MEDIDAS
 
De acordo com o coordenador estadual do Procon, Ihgor Rego, a instituição mostrou uma efetividade grande. “O Procon está presente em tudo que é importante para o comércio e que envolve relações de consumo ou que gere um certo desgaste para o consumidor ou empresa, sempre atento para auxiliar o consumidor a evitar práticas abusivas ou ocorrência de irregularidades que, de alguma forma prejudicam os consumidores”, explicou o coordenador.
 
 
Foram lavrados mais de 600 Autos como medida para coibir abusos, inclusive a interdição de estabelecimentos que lesavam os consumidores e aplicação de multas. “Percebem a efetividade do trabalho quando vimos que as empresas notificadas melhoraram suas práticas e a forma de tratamento para com o consumidor”, enfatizou Ihgor Rego.
 
Outra medida do Procon este ano, foi a instituição de três programas de educação sobre as relações de consumo, são eles: Empresa amiga do Consumidor, que em 2022 capacitou mais de 500 funcionários em empresas no Estado de Rondônia; Procon Uni, que ensinou sobre o direito do consumidor e atividade administrativa do órgão para mais de 800 acadêmicos em todo o Estado; Procon Mirim, em que ministrou acerca do direito do consumidor para mais de 100 crianças, do ensino infantil e fundamental. 
 
O Procon/RO também instituiu uma assessoria técnica para análise de processos administrativos oriundos da atermação e do setor de fiscalização. “Estamos trabalhando para otimizar o nosso trabalho e contribuir ainda mais, para que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, finalizou o coordenador. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS