NA TELA: Criação de games rende prêmios para estudantes de Rondônia

O objetivo do concurso é proporcionar aos estudantes o aprendizado dos conceitos para a compreensão da lógica de programação

NA TELA:  Criação de games rende prêmios para estudantes de Rondônia

Foto: Divulgação

 

A imaginação é o limite para a criançada e para os adolescentes que estão desenvolvendo games virtuais nas escolas da rede pública de Rondônia. Sempre educativos, há jogos sobre meio ambiente, história, matemática, lixo, queimadas, alfabetização e vários outros.
 
A criatividade é tanta que os alunos estão participando do 2º Concurso de Criação de Games, que vai escolher, na próxima segunda-feira (5/12), dez games para premiar os criadores com tablets, brindes, medalhas e certificados.
 
Se para os estudantes desenvolvedores as tarefas foram o aprendizado da lógica de programação, o treinamento no uso das ferramentas virtuais e o trabalho em equipe, para os colegas que jogam esses games, o aprendizado é diferente do caderno e o lápis ao responder questões educacionais. 
 
Por meio do uso da tecnologia no processo de aprendizagem é possível trabalhar diversas disciplinas destacando a importância da tecnologia de forma inclusiva, oportunizando a linguagem de programação e dessa forma gerando novos caminhos para o futuro dos estudantes desenvolvedores e os jogadores.
 
A criação e o desenvolvimento de games vão muito além do se divertir. Objetos de estudo trabalhando os conceitos e processos dentro da matemática, português, ciências, geografia e línguas estrangeiras, são abordadas de forma lúdica adequando muitas vezes a necessidade de aprendizado da própria escola com os alunos de forma particular.
 
Enfrentar aventuras em mundos fantásticos; com a temática da geografia ajudar a apagar queimadas na floresta; encontrar o caminho em labirintos tortuosos; entender através da ciência a importância da sustentabilidade ao retirar o lixo da praia; aprender percepção espacial com o tangram, quebra-cabeças chinês de mais de mil anos; saltar sobre penhascos fazendo cálculo entre altura (h) e o tempo (t)... a lista é enorme e o aprendizado é lúdico, exercendo um papel fundamental na construção do conhecimento, por meio de orientações pedagógicas que possam facilitar o desenvolvimento   dos que participam do processo educativo, com ferramentas tecnológicas que abraçam o social e incentivam o desenvolvimento intelectual na escola.
 
  Agora chegou a hora de conhecer os games escolhidos para a premiação oferecida pelo Projeto Rondônia Educacional na era Digital para o Ensino Fundamental, realizado pelo Governo do Estado de Rondônia em todas as escolas da rede pública, com o método Microkids.
 
A cerimônia de premiação ocorre na próxima segunda-feira (5), diretamente em cada escola participante, conforme listagem ao final deste texto.
 
"O Governo de Rondônia sabe o quanto é importante ter uma educação de qualidade e por isso não tem medido esforços para investir cada vez mais a educação de base".
 
"E a plataforma Microkids é grande aliada da Educação, gerando em nossos estudantes o interesse pelas áreas tecnológicas da atualidade, proporcionando conhecimento numa linguagem contemporânea que eles entendem, gerando resultados positivos, e elevando a Educação do nosso Estado a grandes níveis", pontuou a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, sobre o sucesso do governo com o ensino de games nas escolas de Rondônia.
 
O 2º Concurso de Games – 2022
 
   O Governo do Estado de Rondônia lançou o 2º Concurso de Criação de Game em agosto, juntamente com o Sistema Microkids, com a intenção de ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem por meio da construção de jogos digitais.
 
Neste ano, participaram 373 estudantes do 6º ao 9º ano, de 35 escolas da rede estadual de educação da zona urbana. 
 
   O objetivo do concurso é proporcionar aos estudantes o aprendizado dos conceitos para a compreensão da lógica de programação. Isso é feito com os alunos participando, sob orientação dos professores, de toda a elaboração das etapas e desafios que são sugeridos nos games.
 
O material produzido segue a temática educacional estabelecida pelo professor orientador do trabalho, que promove a valorização da convivência, da diversidade e da socialização. 
 
O julgamento dos games levou em consideração originalidade, inovação, jogabilidade, correlação com a temática do curso e o cunho educacional. A premiação é individual, sendo que os estudantes classificados em 1º lugar, por ano de ensino, serão premiados com 01 tablet, 01 kit com brinde Microkids, medalha de ouro e certificado. 
 
Os 10 melhores colocados serão premiados com medalhas e certificados. A premiação dos professores orientadores estará vinculada à premiação dos estudantes classificados. A escola recebe o troféu de vencedor do concurso de criação de games.
 
Todas as informações estão disponíveis no site www.microkids.com.br/rondonia.
 
Tecnologia e ensino
 
A tecnologia Microkids é integralmente aprovada pelo Ministério da Educação e permite a interação com o conteúdo pedagógico por meio de ferramentas tecnológicas aplicadas por professores que buscam aprimorar o aprendizado do aluno de forma transdisciplinar. 
 
Atendendo às áreas de interesse da geração de estudantes que nasceu digital, a Microkids, com o foco em desenvolver ferramentas tecnológicas, incentiva nossos alunos à tomada de decisões, responsabilidade e cidadania, pensamento científico, crítico e criativo.
 
Há mais de 26 anos a Microkids desenvolve métodos educacionais utilizando ferramentas pedagógicas atuais que instigam e desafiam o desenvolvimento do estudante e incentiva a cultura da autonomia, fazendo com que vivenciem experiências e aprendam na prática.
 
Todas as informações estão disponíveis no site www.microkids.com.br.
Direito ao esquecimento

O que você irá fazer neste carnaval?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Fortbras Autopeças

Fortbras Autopeças

Fortbras Autopeças

Fortbras Autopeças

Fortbras Autopeças

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS