CARTILHA: Duplamente estigmatizados: a violência contra idosos LGBTQIA+’ é lançada na terça (22)

Acadêmicos do curso de Direito querem melhorar debates sobre tema

CARTILHA: Duplamente estigmatizados: a violência contra idosos LGBTQIA+’ é lançada na terça (22)

Foto: Divulgação

Com o intuito de facilitar o grau de aceitação de um debate acerca da violência contra a população idosa LGBTQIA+, e com vistas a discutir a promoção de políticas públicas voltadas às especificidades que esse envelhecimento comporta, acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia (FCR) lançam, nesta terça (22), uma cartilha de conscientização a respeito dessa violência.

 

Embora invisibilizada e, portanto, relativizada, é premente e urge por uma resposta eficaz por parte da sociedade e do poder público.

 

Denominada “Duplamente estigmatizados: a violência contra idosos LGBTQIA+”, a cartilha é fruto de projeto de extensão realizado no âmbito da disciplina de Direito Constitucional II, ministrada pelo professor Breno Azevedo.

 

Para o desenvolvimento da cartilha, os alunos realizaram pesquisa bibliográfica, além da aplicação de dois questionários: um voltado ao público LGBTQIA+ de todas as idades; já o segundo, voltado ao público heterossexual/cis de todas as idades.

 

As respostas obtidas foram analisadas e as reflexões propostas pelos acadêmicos podem ser consultadas na cartilha, que está disponível para download, de forma gratuita, na página do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/violencia.idosos_lgbt/.

 

Os acadêmicos responsáveis pela pesquisa e que assinam a cartilha são: Adriana Alves, Alessandra Ordohnes, Fabiane Barroso, Francisco Santos, Isaías Marques, João José, José Maiko, Leila Tavares, Regina Barbosa, Sofia Ardaia e Wendeu Mateus. Além disso, assina o projeto gráfico da cartilha a designer Georgia Gusmão de Oliveira.

 

Os acadêmicos aproveitam para agradecer a todas as pessoas que participaram da pesquisa, seja respondendo/compartilhando os questionários aplicados, seja auxiliando no processo de desenvolvimento, escrita e produção da cartilha.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS