Acadêmicos do curso de Direito querem melhorar debates sobre tema
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o intuito de facilitar o grau de aceitação de um debate acerca da violência contra a população idosa LGBTQIA+, e com vistas a discutir a promoção de políticas públicas voltadas às especificidades que esse envelhecimento comporta, acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia (FCR) lançam, nesta terça (22), uma cartilha de conscientização a respeito dessa violência.
Embora invisibilizada e, portanto, relativizada, é premente e urge por uma resposta eficaz por parte da sociedade e do poder público.
Denominada “Duplamente estigmatizados: a violência contra idosos LGBTQIA+”, a cartilha é fruto de projeto de extensão realizado no âmbito da disciplina de Direito Constitucional II, ministrada pelo professor Breno Azevedo.
Para o desenvolvimento da cartilha, os alunos realizaram pesquisa bibliográfica, além da aplicação de dois questionários: um voltado ao público LGBTQIA+ de todas as idades; já o segundo, voltado ao público heterossexual/cis de todas as idades.
As respostas obtidas foram analisadas e as reflexões propostas pelos acadêmicos podem ser consultadas na cartilha, que está disponível para download, de forma gratuita, na página do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/violencia.idosos_lgbt/.
Os acadêmicos responsáveis pela pesquisa e que assinam a cartilha são: Adriana Alves, Alessandra Ordohnes, Fabiane Barroso, Francisco Santos, Isaías Marques, João José, José Maiko, Leila Tavares, Regina Barbosa, Sofia Ardaia e Wendeu Mateus. Além disso, assina o projeto gráfico da cartilha a designer Georgia Gusmão de Oliveira.
Os acadêmicos aproveitam para agradecer a todas as pessoas que participaram da pesquisa, seja respondendo/compartilhando os questionários aplicados, seja auxiliando no processo de desenvolvimento, escrita e produção da cartilha.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!