CONTRADITÓRIO: OAB-RO diz que bloqueio de perfis contra resultado de eleição é ilegal

A nota da OAB sai dois dias após o maior jornal eletrônico de Rondônia ter sido alvo de mais de 20 tiros, em um atentado claramente promovido por “cidadãos que contestam” o resultado das urnas

CONTRADITÓRIO: OAB-RO diz que bloqueio de perfis contra resultado de eleição é ilegal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Talvez pressionados por clientes, a OAB de Rondônia, através do presidente Márcio Nogueira e dos conselheiros federais, decidiu que é uma ‘boa idéia’ contestar, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o bloqueio de perfis de extremistas de ‘cidadãos que contestam licitamente o resultado das eleições’. A OAB ainda colocou entre parênteses ‘sem fake news’, como se justificasse o fato da entidade estar buscando legitimar o ilegítimo, o ataque ao sistema eleitoral brasileiro que sofrendo injúrias por parte daqueles que foram derrotados nas urnas.
 
 
É bom ressaltar que só contestam a vitória de Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro. Os milhões de votos que a extrema direita obteve, reelegendo gente bisonha como Carla Zambelli e Nikolas Ferreira, além de senadores e governadores, não é ‘contestado’.
 
 
A bizarrice é tamanha, que a OAB alega que ao bloquear o perfil desses ‘cidadãos’, o TSE colide com ‘a defesa intransigente de garantias fundamentais consagrados na Constituição da República’, destacando que a “liberdade de expressão lícita é uma delas”. De fato é. Mas isso não chancela o fato dessas pessoas estarem atacando uma das poucas instituições deste país que até a ascensão da extrema direita, sempre foi auditada, investigada, verificada e em momento algum foi encontrado qualquer indício de fraude.
 
 
A nota da OAB sai dois dias após o maior jornal eletrônico de Rondônia ter sido alvo de mais de 20 tiros, em um atentado claramente promovido por “cidadãos que contestam” o resultado das urnas.
 
 
A OAB de Rondônia passando pano para fascista sob alegação de “defesa intransigente de garantias fundamentais”, você lê abaixo.
 
 
Só um adendo. Em 2015 encaminhei a OAB de Rondônia um pedido de socorro diante de ameaças de morte que sofri no Estado. A OAB deve estar avaliando ainda se a vida humana é passível de “defesa intransigente de garantias fundamentais”…
 
 
OAB-RO se posiciona sobre decisões do TSE e pede que OAB Nacional se manifeste sobre bloqueios em redes sociais
 
 
A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO) encaminhou, no último dia 7 de novembro, ofício para a OAB Nacional manifestando estranheza e desconforto sobre algumas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, ao mesmo tempo, solicitou análise e posicionamento do Conselho Federal sobre os fatos narrados.
 
 
No documento, assinado pelo presidente Márcio Nogueira e pelos conselheiros federais por Rondônia, o líder da advocacia rondoniense enaltece o papel desenvolvido pela Ordem ao longo dos seus 92 anos de história, em que se consolidou como “fortaleza para a sociedade em inúmeros assuntos de relevância social e democrática de modo que teve sua importância reconhecida no texto constitucional”.
 
 
E evidencia que as decisões do TSE, em bloquear perfis em redes sociais de “cidadãos que contestam licitamente (sem fake news) o resultado das eleições”, colidem com a defesa intransigente de garantias fundamentais consagrados na Constituição da República, destacando que a “liberdade de expressão lícita é uma delas”.
 
 
Ainda, em seu posicionamento, a OAB-RO afirma que os questionamentos direcionados à Corte Eleitoral poderiam ser facilmente esclarecidos, o que consolidaria “ainda mais a crença no processo eleitoral que há anos vem dando certo”.
 
 
Ao final, a OAB-RO solicita ao Conselho Federal uma reflexão e manifestação sobre a situação
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS