VEXAME: Marcos Rogério participa de movimento contra eleições brasileiras

Agora é oficial: Marcos Rogério, do PL, levado à lona pela população rondoniense tanto no primeiro quanto no segundo turno na corrida pelo Palácio Rio Madeira, quer contestar a integridade das urnas

VEXAME: Marcos Rogério participa de movimento contra eleições brasileiras

Foto: Divulgação

 

Porto Velho, RO – O senador de Rondônia Marcos Rogério, do PL, não surpreende ao integrar o time dos maus perdedores. Ele, que só em 2022 sofreu quatro derrotas (primeiro e segundo turnos na postulação pelo Palácio Rio Madeira) e o mesmo em relação a Jair Bolsonaro, seu correligionário, na contenda pelas rédeas do Planalto, ruma ao quinto beijo na lona consecutivo. Desta feita, como diz seu amigo, “fora das quatro linhas”.
 
 
Com o intento institucional de cunho paralelo, liderado pelo seu colega Luiz Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, além do próprio e de Rogério, outros 12 senadores adeptos se arvoram no que denominam como “estudo técnico divulgado por um canal argentino que apontou suposta manipulação do resultado nas últimas eleições”.
 
 
O “estudo técnico” argentino, levado a cabo por Fernando Cerimedo, apoiador de Bolsonaro, já foi desmentido por agências de checagem, e sua live no YouTube restou “derrubada” pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
 
O congressista de Ji-Paraná, que perdeu completamente a vergonha, diz, via assessoria, que “é preciso investigar com rigor e, havendo elementos que indiquem irregularidades, que sejam adotadas as providências cabíveis”.
 
E concluiu:
 
“O Estado não pode se omitir diante de denúncias como essas. Estamos trabalhando para o restabelecimento da verdade”, apontou.
 
 
Bolsonaro perdeu. Marcos Rogério perdeu. Mas as urnas revelaram o bolsonarismo como o grande vencedor do pleito. Tamanha é a força de sua expressão que a maioria no Congresso pertence ao espectro mais à direita e a governabilidade plena do futuro governo Lula, do PT, dependerá basicamente das articulações com o famigerado Centrão.
 
 
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, ex-ministro do ainda regente da União, consagrou-se governador, batendo o petista Fernando Haddad nas duas etapas.
 
 
Nikolas Ferreira, jovem vereador de Belo Horizonte, obteve quase 1,5 milhão de votos em Minas Gerais elegendo-se deputado federal após tornar-se uma espécie de porta-voz de Bolsonaro nas mídias nacionais e internet.
 
 
Outros expoentes da vertente ideológica foram encaminhados ao Poder através da vontade soberana do povo registrada nas urnas eletrônicas.
 
 
A ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF) sagrou-se senadora da República; Tereza Cristina (PP-MS); Marcos Pontes (PL-SP); e Rogério Marinho (PL-RN), idem.
 
 
E há outros como Mário Frias, do PL, eleito deputado federal por São Paulo; Eduardo Bolsonaro, idem; Alexandre Ramagem, escolhido pelo Rio de Janeiro; Osmar Terra, pelo Rio Grande do Sul; Jorge Seif, senador por Santa Catarina; e Marcelo Álvaro Antônio, deputado federal também por Minas Gerais.
 
 
E o perdedor Marcos Rogério, que censurou o vitorioso xará, Rocha, do União Brasil, movendo ação na Justiça Eleitoral impedindo o adversário de usar a imagem do amigo Jair Bolsonaro no pleito, reclama sobre a liberdade de expressão. A mesma que ajudou a cercear durante o processo eleitoral.
 
 
“Marcos Rogério também criticou o TSE por censura prévia àqueles que questionam a lisura do processo eleitoral", diz sua assessoria. "É dever do TSE esclarecer ponto a ponto o processo eleitoral. Não cabe blindagem, nem rotular como ataques à democracia os questionamentos que são levantados pelos eleitores de forma legítima", alega o quadruplamente derrotado.
 
 
Em suma, Rogério não reclamou quando fora elevado à condição de vereador em Ji-Paraná; também não abriu a boca quando ascendeu, chegando a Brasília com status de deputado federal, a primeira vez porque Lindomar Garçon fora cassado. Aliás, à época da cassação de Garçon, o congressista não tinha nada a reclamar sobre a Justiça Eleitoral. Reeleito membro da Câmara dos Deputados, desta vez diretamente, nem um pio.
 
 
E finalmente em 2018, quando se tornou senador da República, e seu aliado Bolsonaro, o presidente, também não tinha nada a dizer a respeito das urnas eletrônicas.
 
 
Agora, sob pretexto de identificar e denunciar supostas fraudes, coincidentemente levado à bancarrota quatro vezes – tanto em Rondônia quanto nacionalmente, já que o “22 lá e cá” não colou, o procedimento de votação é passível de fraude, não é seguro.
 
 
“Mas quando vemos o relatório das Forças Armadas, percebemos que não há sistema 100% seguro e as urnas são, sim, passíveis de vícios e falhas”, encerra.
 
 
Marcos Rogério vai perder pela quinta vez, desta feita no intento mais vergonhoso de todos. Disputar uma eleição e ganhar ou perder é do jogo. Mas um mau perdedor usar de artimanhas para tentar remodelar o sistema a seu bel prazer, aí já é, além de ridículo, expressão de uma faceta mimada de autoridade pública cheia de si.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS