AÇÕES: Empresa usa meteorologia para elaborar planos de atuação em temporais

O evento, destinado a jornalistas da capital, reuniu engenheiros da companhia e contou também com a participação de representantes da Defesa Civil e de meteorologista do Grupo Storm

AÇÕES: Empresa usa meteorologia para elaborar planos de atuação em temporais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Energisa realizou na última quarta-feira (09), o primeiro “Seminário de Contingência” que mostrou como as mudanças climáticas afetam os trabalhos da empresa, principalmente nos períodos de temporais, com ventanias e descargas atmosféricas. Para se ter uma ideia, no período de chuvas, o número de ocorrências registrado na empresa chega a ser cinco vezes maior do que em dias normais. O evento, destinado a jornalistas da capital, reuniu engenheiros da companhia e contou também com a participação de representantes da Defesa Civil e de meteorologista do Grupo Storm.
 
 
O gerente de Operações da Energisa no estado, Carlos Alexandre de Oliveira, responsável pelas equipes que atuam diretamente nas ocorrências de falta de energia, explicou a estratégia de atuação para reduzir os impactos dos temporais como o trabalho preventivo de poda de árvores próximas às redes de energia e manutenção.
 
 
Também traçamos planos de atuação de acordo com a criticidade do cenário provocado pelas chuvas como, por exemplo, o aumento da quantidade de equipes de plantão na região e disponibilidade de materiais como postes e cabos em pontos com histórico de maior ocorrência”, explicou Oliveira.
 
 
O Grupo Storm é o responsável por monitorar o clima e emitir para a Energisa alertas trimestrais, semanais e diários sobre a situação climática. De acordo com o doutor em Ciências Atmosféricas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto Junior, a previsão para novembro, dezembro e janeiro de chuvas acima da média, ainda com reflexos do La Niña.
 
 
Já o representante da Coordenação Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel Jaime Fernandes da Silva, explanou sobre a importância dos trabalhos preventivos e da parceria com a empresa.
 
 
“A ação conjunta é fundamental para atingirmos os melhores resultados neste período chuvoso.  Essa união representa a valorização da vida. Especialmente, a ação da população que deve estar atenta as orientações com a segurança”, comentou. Ele alertou ainda para que a população sempre busque informações nos canais de atendimento oficiais dos órgãos públicos.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS