1º DIA: Interface entre Jornalismo e Meio Ambiente é o tema de evento na UNIR

Inscrições continuam abertas

1º DIA: Interface entre Jornalismo e Meio Ambiente é o tema de evento na UNIR

Foto: Divulgação

 

Na próxima segunda (14), começa o Primeiro Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense, o CANOAR. Organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o evento, que tem como tema Jornalismo, Democracia e Desigualdade, vai acontecer entre os dias 14 e 19 de novembro e reunirá estudantes, jornalistas, pesquisadores, profissionais da área de comunicação e interessados no tema para discussões acerca do mercado de trabalho e desafios da profissão  na atualidade. 
 
 
 
No  primeiro dia, a mesa redonda terá como tema Interface entre Jornalismo e Meio Ambiente e contará com a participação do jornalista e escritor Lúcio Flávio Pinto, da jornalista e co-fundadora do site Amazônia Real, Kátia Brasil e da primeira jornalista indígena da televisão brasileira, Luciene Kaxinawá. 
 
 
 
Lúcio Flávio Pinto é o único jornalista brasileiro eleito entre os 00 heróis da liberdade de imprensa pela ONG Repórteres sem Fronteiras. Ele também é sociólogo e já lançou mais de 20 livros sobre a Amazônia. Mantém, desde 1987, o Jornal Pessoal, newsletter quinzenal, com base em Belém (PA). 
 
 
 
Kátia Brasil é co-fundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). A jornalista já trabalhou na TV Cultura e nos jornais O Globo, A Gazeta de Roraima, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. 
 
 
 
A terceira convidada para discutir o tema é a jornalista etnoambiental Luciene Kaxinawá. Luciene foi a primeira jornalista indígena a atuar na TV brasileira e tem no currículo atividades como repórter, assessora, produtora de conteúdo e apresentadora. Atualmente ela é assessora de comunicação do Fundo |Indígena da Amazônia (Podáali) em Manaus (AM).
 
 
 
O mediador da mesa redonda será o professor do Departamento de Jornalismo da UNIR, Juliano Araújo. Doutor em Multimeios e Mestre em Comunicação. A respeito do evento, ele declara: "Acredito que teremos uma discussão de alto nível, tendo em vista que contaremos com a participação de três importantes profissionais que atuam na Amazônia com a cobertura jornalística sobre meio ambiente".
 
 
 
O docente estuda a comunicação ambiental e a produção audiovisual indígena e destaca que "nos últimos quatro anos, no Brasil, temos visto um retrocesso das políticas ambientais, a intensificação dos conflitos socioambientais, o recorde de desmatamento. É fundamental a discussão sobre a Amazônia e o meio ambiente, em especial, a forma com que a mídia tem abordado essas problemáticas, sobretudo a imprensa regional e local", finaliza o professor Juliano Araújo.
 
 
 
As inscrições para o evento ainda estão abertas e pode ser realizada no site do evento em www.canoar.unir.br
 
 
 
 
Apoiadores do CANOAR
 
O CANOAR conta com parceiros importantes para a sua realização: Santo Antônio Energia, Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron, Escola do Legislativo de Rondônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, Federação do Comércio do Estado de Rondônia – Fecomércio-RO, Rondônia ao Vivo, Rede Evolução, Águas Kaiary, Cacau Show, Barracão do Jair, Churrascaria Paraná, Associação dos Docentes  da UNIR – ADUNIR, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UNIR - NUCSA.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS