PARTICIPAÇÃO: Entidade de RO ajuda a elaborar plano estratégico com ações até 2030

No encontro com instituições de todo Brasil, presidente do Centro de Estudos Rioterra representou organizações da Amazônia

PARTICIPAÇÃO: Entidade de RO ajuda a elaborar plano estratégico com ações até 2030

Foto: Divulgação/Rioterra

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Encontro Anual 2022 do Diálogo Florestal reuniu representantes dos sete Fóruns Regionais (Amazônia, Bahia, Paulista, Fluminense, Paraná & Santa Catarina, Mineiro e Espírito Santo) para avaliar ações implementadas e construir um planejamento estratégico com iniciativas para os próximos cinco anos.

 

Fabiana Barbosa Gomes, presidente do Centro de Estudos Rioterra, representou as organizações que integram o Fórum Regional Florestal da Amazônia na Oficina de Planejamento Estratégico realizada recentemente em Curitiba (PR).

 

Na ocasião, Missão, Visão, Valores e Princípios da organização foram revisados com foco nos objetivos e resultados esperados para o período.

 

Entre os assuntos norteadores do encontro foram destaques questões sobre os Serviços Ecossistêmicos, a valorização de Mercados Verdes e a regulamentação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que atualmente está sendo desenvolvida como política pública no Brasil.

 

E ainda: os movimentos liderados pela Organização das Nações Unidas, como a Década da Restauração e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrando a agenda internacional com ações locais; e os principais problemas para os quais o desenvolvimento do Setor Florestal pode contribuir positivamente, como o desmatamento, o impacto socioeconômico para as comunidades locais e a urgência climática.

 

“Também trabalhamos um eixo só sobre a Amazônia com foco no fortalecimento de estratégias para o desenvolvimento sustentável, a questão dos passivos ambientais, o Novo Código Florestal, o potencial do Mercado de Carbono e de setores da Bioeconomia, além do interesse global em conservar a Amazônia, que tem potencial para viabilizar importantes ações locais”, acrescentou Fabiana Barbosa Gomes.

 

Fabiana Barbosa (de óculos) em encontro com colegas de Fórum em Curitiba (PR) - Foto: Divulgação/Rioterra

 

O Encontro Anual 2022 do Diálogo Florestal também teve uma programação online, transmitida via Youtube, onde foi lançada a cartilha “Paisagens Florestais e o Protagonismo das Mulheres” elaborada pelo Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina.

 

Criado em 2015, o Diálogo Florestal reúne mais de 100 organizações em sete Fóruns Regionais Florestais, entre empresas privadas, instituições públicas e não governamentais que atuam no Setor Florestal, para facilitar a interação entre representantes da sociedade civil, manter e consolidar um espaço de diálogo entre ambientalistas e empresas do setor florestal, gerando resultados concretos, em campo e em larga escala, para a conservação dos recursos naturais.

 

Ações de apoio a restauração e conservação florestal são realizadas em Rondônia através de projetos como o Plantar Rondônia, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Max Combustiveis LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS