RAIOS: Energisa alerta sobre cuidados com a rede elétrica no período chuvoso

Saiba como evitar acidentes no período de chuvas

RAIOS: Energisa alerta sobre cuidados com a rede elétrica no período chuvoso

Foto: Divulgação

 

Queda de objetos na rede elétrica, alagamentos e raios são algumas situações que podem acontecer no período chuvoso. Para evitar acidentes, a Energisa alerta a população sobre os principais cuidados durante as chuvas e para que acione a empresa quando identificarem qualquer situação anormal como falta de luz, fios baixos, caídos, ou mesmo próximos à rede. 
 
“Mesmo partido, o cabo pode estar energizado e provocar acidentes graves. A orientação ao encontrar um cabo partido é não utilizar nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, devido ao risco de choque elétrico. É importante reforçar que somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade”, orienta o gerente de Operações da Energisa em Rondônia, Carlos Alexandre de Oliveira. 
 
Em caso de descargas atmosféricas, popularmente chamadas de raios, a recomendação é de que os eletrodomésticos sejam retirados da tomada, pois a descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia, além de comprometer as instalações das residências, podendo vir a causar prejuízos, como danos em equipamentos elétricos ou mesmo iniciar incêndios, danificar equipamentos ou até mesmo provocar a morte de pessoas e animais.  
 
Outra recomendação importante é sobre os cuidados que devem ser adotados em caso de alagamentos. “Os moradores devem desligar o disjuntor e todos os equipamentos eletrônicos. Caso o disjuntor, já esteja numa área alagada, os consumidores devem evitar mexer e acionar a concessionária que adotará as medidas de segurança”, orienta Oliveira. 
  
Preparação  
 
A partir de setembro, a Energisa está aplicando seu plano de atendimento em situações de contingências, que contempla desde ações que antecedem o período chuvoso como a realização de inspeções, intensificação das manutenções preventivas, assim como o reforço de equipes para garantir o restabelecimento com menor tempo em regiões mais afetadas. 
 
“Para enfrentar emergências neste período de chuvas, a Energisa tem investido cada vez mais em manutenções preventivas, melhorias e automatização da rede elétrica, além de contar com equipes experientes e capacitadas para garantir o restabelecimento com segurança e eficiência. Temos um moderno Centro de Operação Integrado que monitora durante 24 horas por dia as condições do sistema elétrico”, explica o gerente. 
 
 Dicas de segurança: 
 
Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas; 
 
Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais; 
 
Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa; 
 
Sempre que puder, instale dispositivos de proteção e aterre a rede elétrica da residência ou comércio; 
 
Não utilize chuveiro (secador, chapinha etc) durante temporais; 
 
Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas; 
 
Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres; 
 
Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios; 
 
E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS