Como criar um currículo de engenheiro vencedor

Como criar um currículo de engenheiro vencedor

Foto: Divulgação

Seja criando novas tecnologias e equipamentos de ponta ou construindo estradas e infraestrutura, os engenheiros são responsáveis por fazer o mundo girar. Escrever um currículo que enfatize sua experiência, especializações no setor e talentos pode ajudá-lo a obter a posição de engenharia dos seus sonhos.
 
Como escrever um currículo para engenharia
 
Você não inicia um projeto sem entender seus elementos. Os seguintes aspectos são necessários para produzir um bom currículo:
 
● Retomar título
 
● O resumo do currículo
 
● A seção sobre histórico de emprego
 
● As habilidades fazem parte de um currículo
 
● A seção sobre educação
 
Seu currículo é uma ferramenta de vendas de suas habilidades para um novo empregador em potencial. Você é responsável por descrever a eles como planeja projetar soluções para suas dificuldades. Compreender seus problemas e a natureza do local de trabalho e do ambiente pode ajudá-lo a conseguir isso.
Esse formato enfatiza nichos críticos ou habilidades complexas com uma parte de habilidades estendidas e uma seção condensada de histórico de trabalho, tornando-o útil para profissões técnicas e especialistas (assim como para algumas tarefas científicas). A seção de habilidades permite que você explique suas competências em grande profundidade.
 
Crie um resumo de currículo para seu conhecimento de engenharia
 
A seção de resumo do seu currículo de engenharia condensa sua história profissional em três ou quatro linhas que fornecem uma visão geral de quem você é como engenheiro. Embora esta parte do seu currículo não seja formatada com a mesma precisão que o restante, você pode usar o seguinte formato básico como guia:
 
● Uma ou duas frases para destacar uma ou duas conquistas profissionais
 
● Descreva seu desejo pelo cargo em uma palavra.
 
● Uma declaração para destacar uma habilidade única e resumir sua abordagem de engenharia.
 
Uma seção de resumo, geralmente chamada de perfil, destina-se a complementar, em vez de repetir, o restante do seu currículo. Dê ao entrevistador um gancho para que eles queiram se aprofundar durante sua discussão.
 
 
Dicas de redação para o objetivo do seu currículo de engenharia
 
● Primeiro, você deve garantir que a pessoa que lê seu currículo tenha a melhor compreensão possível de quem você é e do que deseja.
 
● Apenas uma breve declaração pessoal deve estar no topo do seu currículo. Ele efetivamente transmite o essencial.
 
● Inclua um breve parágrafo (com ênfase no resumo) que resuma seus objetivos e forneça ao leitor de seu currículo as informações essenciais que ele precisa saber sobre você.
 
● Por fim, compartilhe uma perspectiva pessoal de sua experiência para dar a impressão de que você não simplesmente copiou e colou de uma das inúmeras amostras de currículos de engenharia disponíveis on-line.
Isso implica fazer uma pesquisa para que você possa usar um tom apropriado para a empresa e direcionar as preocupações do chefe em sua mensagem. Pesquise o máximo que puder. Entre em contato com qualquer pessoa que você conheça que trabalhe na empresa para a qual deseja trabalhar.
 
Selecionando o formato ideal para um currículo de engenharia
 
Normalmente, o layout tradicional de ordem cronológica reversa é o melhor formato de currículo. Em algumas situações de engenharia, um formato de função pode ser mais útil. É altamente recomendável colocar seu currículo em ordem cronológica inversa, pois os recrutadores e o software ATS gostam, a menos que você precise discutir seus talentos técnicos em detalhes.
 
Como resultado, assim que eles começarem a ler seu currículo, o objetivo irá inspirá-los a continuar lendo ou enviá-los diretamente para a pilha do "não".
 
Liste corretamente sua formação em engenharia em um currículo
 
Você normalmente exige pelo menos um diploma de bacharel na disciplina de engenharia de sua escolha para se tornar um engenheiro. Um mestrado ou outros certificados podem, no entanto, ajudar a aumentar a eficácia do seu currículo e torná-lo um candidato mais atraente que também ganhará mais dinheiro como trabalhador.
 
Independentemente das credenciais educacionais que você possui, você nunca deve esquecer de incluir os seguintes detalhes em sua seção de educação:
 
● Título completo do diploma ou certificação
 
● A instituição ou organização certificadora
 
● Sua data de formatura
 
Forneça breves detalhes sobre sua experiência em engenharia
 
Você pode entrar em mais detalhes sobre sua experiência, habilidades e sucessos relevantes em empregos anteriores em sua área de experiência de trabalho. Mantenha suas descrições breves ao escrever esta seção; limitá-los a uma ou duas frases com marcadores.
 
Além disso, sempre que possível, use números e números precisos. Os empregadores podem avaliar melhor seus sucessos anteriores e a amplitude de seus talentos com esse tipo de informação mensurável.
 
Principais conclusões
 
● Os engenheiros são designers habilidosos e solucionadores de problemas, o que será útil para você ao criar seu currículo.
 
● Embora a demanda esteja aumentando em praticamente todos os setores, algumas especializações técnicas estão experimentando um forte crescimento de mercado.
 
● Para superar os sistemas de rastreamento de candidatos, use seu software e habilidades analíticas.
 
Para concluir
 
Um excelente currículo de engenheiro pode causar uma impressão imediata em potenciais empregadores e colocá-lo no centro das atenções para uma busca de emprego bem-sucedida. Discutimos os fatores que contribuem para o sucesso desses currículos para que você possa usá-los como um guia ao criar o seu.
Direito ao esquecimento

Você já decidiu em quem votar para deputado(a) estadual, federal, senador(a) e presidente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Clinica Maestria LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS