A presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep ,Adir Josefa de Oliveira, ficou em primeiro lugar na votação realizada entre os coordenadores estaduais do Curso de Pós-Graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica das regiões Norte e Nordeste para proferir uma palestra, cujo público – alvo serão pós – graduandos de todo Brasil matriculados no curso oferecido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec - do Ministério da Educação.
Tendo como tema “A Perspectiva da Educação Profissional Frente a Tecnologia”, a explanação será feita numa mesa redonda transmitida pelo canal do You Tube da própria pós – graduação, no dia 14 de setembro a partir das 19h, na programação da Semana de Interlocuções: As Atuais Demandas da Educação Profissional e Tecnológica: Seus Cenários e Seus Protagonistas sobre a Perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica Frente a Tecnologia.
Durante a sua apresentação, Adir Josefa, que tem mais de trinta anos de experiência em educação profissional, vai destacar o papel do educador ante as transformações impostas pelo avanço tecnológico. “Precisamos cada vez mais de professores capacitados para atuar na educação profissional”, reconhece ela, ressaltando que é importante o docente estimular o aluno para que o mesmo enxergue na tecnologia, a oportunidade de fazer uma busca constante, como o uso da internet, adquirindo dessa forma, um conhecimento contínuo.
O curso de Especialização Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (Docente EPT) começou a ser ofertado em Rondônia em 2021, depois que o Estado por meio do Idep formalizou parceria com Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - Setec.
Com duração de um ano, a pós-graduação destinada a profissionais interessados em atuar na Educação Profissional e Tecnológica, já formou uma turma no ano passado e o término das aulas da turma 2022 está previsto para 10 de fevereiro do próximo ano.
Na avaliação da coordenadora estadual da Pós-Graduação Elcilene Ribas, ao ficar em primeiro lugar nesse concurso, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, coloca a educação profissional de Rondônia em destaque perante estudiosos do modelo de aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas. “Como ocorrerá durante uma semana, teremos cinco palestras, sendo uma apresentação por dia”, adiantou Elcilene.