HISTÓRIA: Três Caixas d’Água serão restauradas após construção de apoio das estruturas

Prefeitura realiza obra de escoramento de uma das estruturas

HISTÓRIA: Três Caixas d’Água serão restauradas após construção de apoio das estruturas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com recursos próprios no valor de R$ 180 mil, a Prefeitura de Porto Velho executa, durante o mês de agosto, o escoramento dos pés de uma das Três Caixas d’Água, também conhecidas por Três Marias. As estruturas são tombadas como patrimônio cultural do município.
 
Segundo o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Lucas Bezerra da Silva, responsável pela fiscalização da obra, o escoramento dos pés se faz necessário devido à perda de seção motivada por corrosão, causada pela ação do tempo e de vândalos que desrespeitam o patrimônio ao urinar no local.
 
“Caso a perda de seção não seja corrigida, pode ser que elas não suportem o peso da caixa d’água e o antigo reservatório tombe. Para prevenir, essa obra é muito importante. A área está isolada e nós estamos fazendo o escoramento com outra estrutura metálica que dê esse apoio e elimine essa carga na base deteriorada”, explicou o engenheiro.
 
Estruturas são tombadas como patrimônio cultural do município
 
Ainda de acordo com o engenheiro, a restauração completa da estrutura deverá ser feita após um estudo sobre o material utilizado para que haja substituição da peça. A primeira caixa d’água foi construída em 1910 e as outras duas em 1912 com material de origem norte-americana.
 
“Por ser uma estrutura muito antiga e não ter sido fabricada no Brasil, não temos a precisa informação sobre a composição do metal utilizado. Não sabemos qual o metal que vai dar liga para solda no momento da substituição da parte da peça corroída. É preciso que o material substituto tenha compatibilidade com a peça original”, completa.
 
O engenheiro diz que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também exige que a análise de ensaio metalográfico seja apresentada e a restauração seja realizada. “A empresa que está realizando a obra (Pontual Engenharia) vai retirar uma amostra original para que o ensaio seja feito”.
 
No processo de restauração, as Três Marias receberão as melhorias necessárias, após o término da primeira fase. O Ministério Público e o Iphan também acompanham todo o trabalho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS