INTERCÂMBIO: Missão em Israel garante experiência de fortalecimento comercial de RO

Sebrae promoveu visita técnica em um dos ecossistemas mais inovadores do mundo

INTERCÂMBIO: Missão em Israel garante experiência de fortalecimento comercial de RO

Foto: Divulgação

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para estabelecer um canal comercial entre o Brasil, em especial com os produtos e serviços da Amazônia, e, ainda mais especificamente, de Rondônia. Esta é avaliação geral dos participantes da Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia, que levou empreendedores do estado para conhecer e dialogar com os grandes players do país.
 
Historicamente Brasil e Israel compartilham histórias de intercâmbio nas áreas técnica, científica e tecnológica. Desde os anos 1960 o país contribui para o desenvolvimento da agricultura do semiárido por meio da difusão de técnicas de irrigação em regiões do Nordeste brasileiro. Atualmente, a relação comercial tem sido fortalecida com os produtos da agroeconomia do Brasil,  que tem importado soluções de tecnologia e inovação de Israel.
 
Helio Dias, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Rondônia (CDE), comemorou a ação: “É importante para conhecermos as soluções que Israel adotou para superar alguns gargalos produtivos, aplicarmos à nossa realidade e estabelecermos uma conexão que pode alcançar grandes resultados para o setor produtivo de Rondônia”, disse o presidente.
 
Proporcionalmente, o Estado de Israel é o que mais investe percentualmente do seu produto interno bruto em pesquisa e desenvolvimento. É o que destaca o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia: “Uma excelente oportunidade para bebermos nessa fonte inesgotável de inovação e tecnologia, mas também apresentarmos o que Brasil, Rondônia e nossa Amazônia têm de potencialidades – e não são poucas, inclusive. O Sebrae mesmo apoia as grandes cadeias produtivas prioritárias como piscicultura, cafeicultura, pecuária leiteira, entre outras, além de termos um ecossistema de inovação já consolidado e referência no país”, disse Samuel Almeida, que apresentou os principais potenciais de Rondônia em um pitch em evento apoiado pela Apex Brasil.
 
Para um dos participantes da missão, Raniery Coelho, empreendedor e presidente do Sistema Fecomércio RO, foi um grande aprendizado e oportunidade: “Parabenizamos o Sebrae, nas pessoas do presidente Helio Dias e do superintendente Samuel Almeida, bem como ao CDE, pela realização desta relevante missão, pois são ações de muita importância pelo networking, pelos pitches realizados e para verificarmos o gap que identificamos, incluindo mais apoio do ente público de nosso país, pois verificamos as parcerias do governo em Israel junto ao empresariado e o que precisamos avançar no Brasil. Israel, apesar de pequeno em extensão é grande em conhecimento e tecnologia, e certamente os contatos irão fluir boas negociações, convênios e acordos em todos os setores”, disse Raniery.
 
Um dos pontos altos da reunião foi a exposição de produtos de origem indígena. O café orgânico produzido por comunidade da região central de Rondônia e a castanha do Brasil também produzida pelas cooperativas indígenas têm grande apelo comercial e foram destaque entre os produtos expostos. A Cooperativa de Produção do Povo Indígena Paiter Suruí – Coopaiter (@coopaiter_romt) e a Cooperativa de Produção e Extrativismo Sustentável da Floresta Indígena Garah Itxa (@garah.itxa) foram apoiadoras da iniciativa.
 
As missões comerciais, como essa promovida pelo Sebrae, permitem divulgar produtos, soluções, inciativas, setores e empresas, observar a realidade do mercado visitado, obter informações técnico-comerciais, visitar centros tecnológicos e empresas de ponta do setor e contatar entidades que promovam o comércio exterior. Além disso, o contato com potenciais clientes e mercados pode até gerar de imediato algumas negociações de curto prazo, sendo que estas podem ser ampliadas em médio e longo prazos, além de ser o início de uma relação profícua.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento

Com a chegada de Ivo Cassol, em quem você votaria para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS