As imagens impressionantes que começaram a circular nesta segunda-feira (25), mostram as chamas de fogo se alastrando pelo mato, na tarde de hoje, na região da Estrada dos Periquitos, zona rural de Porto Velho.
O vídeo registrado por uma moradora do local, mostra o poder dos focos de incêndio. O vento forte e seca contribuem para que as chamas se espalhem mais rapidamente. O desespero das pessoas se deve ao temor que o fogo atinja as casas delas.
Ao
Rondoniaovivo, o Corpo de Bombeiros informou que desde o início desta tarde, já havia começado a atender a demanda na Estrada dos Periquitos.
“Estamos com uma viatura de combate a incêndio e uma guarnição de três militares no local, que estão em contato com o Oficial do dia. Eles estão repassando [informações da] situação, [para caso] precisem de apoio de mais militares”, explicou a Sargento BM, Ariane Moriá.
Ainda de acordo com a sargento, nenhuma residência foi atingida e o fogo já está controlado.
Baixa umidade
Nesta época do ano, o tempo fica muito seco, o que contribui para a proliferação dos focos de incêndio.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), classificou todo o Estado de Rondônia com a faixa amarela, que significa perigo potencial, que pode favorecer o aparecimento de queimadas. Isso quer dizer que a umidade do ar está muito baixa e a população deve tomar mais cuidado aumentado o consumo de líquidos e evitando fazer fogo.
Ainda de acordo com Inmet, a umidade do ar nesta segunda-feira deve variar entre 15% e 70%. Além disso, há poucas nuvens no céu, com névoa seca e sem previsão de chuva.
Nas redes sociais, pessoas começaram reclamar do calor excessivo. Em algumas postagens, os termômetros marcaram os 38°C.