DESENVOLVIMENTO: Sebrae prepara uma grande rede de agentes para promover negócios em 2023

Edital para contratar agentes em diversos eixos de desenvolvimento deve sair em breve

DESENVOLVIMENTO: Sebrae prepara uma grande rede de agentes para promover negócios em 2023

Foto: Divulgação

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em alinhamento a uma estratégia nacional, prepara a contratação de dezenas de agentes para atuar diretamente junto às micro e pequenas empresas (MPE) de Rondônia. A expectativa é que os profissionais iniciem 2023 já atuando nos empreendimentos.
 
Com o advento da Lei Complementar 123/2006, a chamada Lei Geral da MPE, uma série de condições especiais foi criada para fomentar o empreendedorismo e promover desenvolvimento via desburocratização e simplificação de processos e procedimentos.
 
A ideia era criar um ambiente cada vez mais favorável à geração e negócios e oportunidades. Todos ganhariam, incluindo o poder público, através dos tributos que eram arrecadados, antes, na informalidade.
 
A instituição do Agente de Desenvolvimento, que surgiu também com a Lei Geral da MPE, foi um passo gigantesco para formar uma rede de atuação em prol dos pequenos negócios no âmbito do desenvolvimento local, uma vez que o AD, como passou a ser chamado, tinha como escopo ser um representante do ente público municipal atuando para fortalecer a economia local, orientando, apoiando, fomentando e propondo estratégias junto com o Sebrae, que o capacitou e o empoderou, junto com a gestão municipal.
 
A fórmula deu tão certo que o Sistema Sebrae agora prepara uma ampliação dessa estratégia, também abrindo mais o leque de especialidades dos agentes. É a Rede de Agentes Sebrae, que, nessa vertente, possui como premissas uma atuação integrada e proativa dos agentes – bolsistas e consultores – e um profundo conhecimento sobre as vocações territoriais.
 
A proposta é captar ativamente o cliente, compreender suas demandas e o ambiente de negócio em que ele está inserido, apresentar estratégias para saná-las e, a partir daí, incluí-lo em uma esteira de relacionamento, com oferta de serviços e estímulo à inovação.
 
São quatro eixos principais de atuação da Rede de Agentes Sebrae: o Agente de Desenvolvimento se mantém articulando pela desburocratização e pelo estímulo ao empreendedorismo; o Agente de Inovação propondo sempre a inclusão de ferramentas de inovação e transformação digital dos pequenos negócios; o Agente de Crédito orientando e direcionando os empreendedores para uma maior oferta de crédito junto ás instituições de fomento; e o Agente de Empreendedorismo focado em identificar, capacitar e desenvolver empreendedores. Desses eixos prioritários, serão desdobrados outros agentes que atuarão de maneira ainda mais segmentada.
 
Para o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, a Rede de Agentes Sebrae deve impulsionar negócios. “Vamos aumentar nossa capilaridade, e a atuação será multissetorial para ampliar a competitividade dos pequenos negócios. Uma atuação em rede jamais vista antes e que pretende gerar grandes resultados e promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios que serão atendidos”, avalia. O edital deve ser lançado em breve, contemplando dezenas de vagas e com previsão de atuação em todo o estado de Rondônia.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento

Quem você apoiaria para ser senador por Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS