COMPLIANCE: Sebrae em Rondônia inicia programa interno de integridade corporativa

Objetivo é atualizar normas e procedimentos para fortalecer controles e mitigar riscos

COMPLIANCE: Sebrae em Rondônia inicia programa interno de integridade corporativa

Foto: Divulgação

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) é um serviço social autônomo e tem com uma de suas finalidades apoiar e fomentar as micro e pequenas empresas (MPE) promovendo competitividade e sustentabilidade. Sua atuação se submete a órgãos de controle para verificação da adequada aplicação dos recursos e os fins para que se destinam.
 
 
Dessa maneira, é de fundamental importância o cuidado na gestão de tais recursos e na eficiência e eficácia de suas ações. Por isso, o Sebrae em Rondônia inicia a atualização de seus procedimentos internos para garantir a melhor integridade de suas ações, à luz do compliance e da responsabilidade com os recursos administrados.
 
 
No final de 2021 o Conselho Deliberativo Nacional da entidade (CDN) aprovou, por meio da Resolução CDN 387/2021, a revisão do Manual do Programa de Integridade Corporativa. O manual foi atualizado, complementado e aprimorado para que o Programa de Integridade do Sistema Sebrae esteja aderente aos novos desafios da organização.
 
 
Sendo o tema de grande relevância para a instituição, foi iniciado um processo de revitalização do Programa de Integridade do Sebrae em Rondônia.
 
 
“Um programa efetivo de compliance deve permitir o adequado nível de supervisão, controle e reporte dos riscos de conformidade internos e externos. O objetivo principal é reforçar a capacidade de resposta e criar vantagem competitiva. Dessa maneira seguiremos apoiando a cadeia produtiva do estado com a excelência na gestão que tem nos marcado nos últimos anos”, destaca o diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida.
 
 
Dentro desse importante trabalho de revisão já foram revisadas as atribuições de todos os comitês existentes com o objetivo de utilizar melhor os recursos e buscar mais agilidade na discussão de temas específicos.
 
 
“Criamos um comitê interno composto por técnicos da casa e temos um grupo especial no Conselho Deliberativo Estadual, sempre atentos para apoiar a gestão e a integridade das inciativas, chegando, por esta e outras razões, a sermos identificados como referência no Sistema Sebrae em nível nacional”, diz Samuel Almeida.
 
 
No dia 07 de julho foi dado o início do processo com a realização de duas reuniões dirigidas pelo diretor superintendente com o apoio do assessor da Presidência do Sebrae Nacional, Carlos Berti Niemeyer, juntamente com a área responsável pelo programa, a Unidade de Riscos e Compliance (URC), com reunião com todos os lideres (da sede e das regionais) para apresentação das etapas de implementação do programa e alinhamento do cronograma de ações.
 
 
Na ocasião, Samuel Almeida discorreu sobre a importância do Programa de Integridade Corporativa e da nomeação dos embaixadores do mesmo, que terão papel fundamental em todo o processo de implementação e maturidade desse processo, além da  apresentação do Programa de Integridade Corporativa do Sebrae em Rondônia pelo convidado Carlos Berti Niemeyer, ex-diretor da casa, auditor e especialista em compliance e integridade. Também foi apresentado o cronograma de ações para implementação do Programa de Compliance do Sebrae em Rondônia.
 
 
O cronograma das atividades segue com reuniões com os embaixadores de cada Unidade para orientação quanto ao papel e responsabilidade de cada um em suas Unidades frente à implementação do Programa de Integridade.
 
 
O Sebrae em Rondônia entende a necessidade de não apenas fazer uma gestão íntegra e responsável, mas também de tornar públicas todas e quaisquer inciativas para que a sociedade, de maneira geral, acompanhe as ações e resultados das intervenções da equipe técnica da instituição, tudo com o objetivo de fomentar e apoiar os pequenos negócios e gerar desenvolvimento, emprego e renda para Rondônia e para o país.
 
 
 
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número.
 
 
Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
 
Direito ao esquecimento

Quando você acha que a área da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será liberada ao público?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS