MPE: ONU pede que o mundo renove seu compromisso com os pequenos negócios

Dia internacional das Micro e Pequenas Empresas é celebrado em 27 de junho

MPE: ONU pede que o mundo renove seu compromisso com os pequenos negócios

Foto: Divulgação

O dia 27 de junho é dedicado às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data reconhece a importância econômica e social dos pequenos negócios em todo o mundo. Este ano, o lema do Dia é “Resiliência e Reconstrução”, que ressalta o papel vital dessas empresas para uma recuperação justa e sustentável.
 
No Brasil, esses empreendimentos representam 99% das companhias brasileiras e respondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. No cenário global, o segmento responde por 90% dos negócios do mercado e mais de 60% dos postos de trabalho além de metade do PIB mundial.
 
De acordo com a ONU, o fortalecimento dos pequenos negócios ajuda a combater a pobreza, a criar postos de trabalho e a salvaguardar a subsistência de bilhões de pessoas, incluindo trabalhadores pobres, mulheres e jovens.
 
“A pandemia de Covid-19 afetou de forma desproporcional os negócios das empresas micro, pequenas e médias. Juntas, elas são a alma da economia de comunidades ao redor do globo”, destaca o secretário-geral da ONU, António Guterres.
 
Ele ainda pede que o mundo renove seu compromisso com as micro, pequenas e médias empresas para salvar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na construção de um mundo mais justo e próspero para todos.
 
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressalta que os pequenos negócios fazem o Brasil gigante e são os responsáveis por movimentar, de forma significativa, a economia do país e do mundo.
 
“A micro e pequena empresa, no Brasil e no mundo inteiro, é a teia que sustenta qualquer país. É a padaria, a loja de roupa, todos os segmentos da sociedade. O Brasil vem aperfeiçoando esse ambiente de melhoria de convivência com a micro e pequena empresa. Representamos hoje sete milhões de micro e pequenas empresas e cerca de 12 milhões de microempreendedores individuaisDa e emprega 55% dos brasileiros com carteira assinada”, destaca.
 
ONU e os pequenos negócios
 
O Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas foi proclamado por meio da Resolução 71/279 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 6 de abril de 2017.
 
A data se une a outras comemorações no calendário com o intuito de destacar a relevância das micro, pequenas e médias empresas (MPME) no Brasil, como o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas, celebrado em 5 de outubro.
 
Segundo o Banco Mundial, serão precisos 600 milhões de novos empregos até 2030 para absorver o crescimento da força de trabalho global, por isso essas empresas se fazem prioridade para muitos governos.
 
Nos mercados emergentes, a maioria dos empregos vem de empresas médias que absorvem sete de cada 10 contratações.
 
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número.
 
Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento

Quem você acha que será campeão do Brasileirão 2022?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS