SOLIDARIEDADE: Fhemeron quer aumentar estoques de sangue no mês do doador

Segundo representantes da instituição, há dias que conseguiram coletar apenas 19 bolsas

SOLIDARIEDADE: Fhemeron quer aumentar estoques de sangue no mês do doador

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dia 14 de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue. Neste dia, a Fundação de Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) fez uma grande mobilização para atrair novos doadores e aqueles que já contribuem, fossem até a instituição fazer a sua parte.

 

“Junho é o mês dedicado à doação de sangue, o junho vermelho, em todo o país. Essa é a época em que buscamos bastante os novos doadores e o aumento dos estoques. Tanto que no dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador. É uma forma de agradecer esse gesto humanitário, além de conseguir novos doadores”, disse Maria Luiza, assistente social da Fhemeron.

 

E neste momento, de retomada de alguma normalidade pós-pandemia da Covid-19, muitas cirurgias que foram adiadas durante o período mais crítico, começaram a ser realizadas. Por isso, é importante que as doações de sangue voltem aos níveis ideais.

 

“Os estoques de sangue em todo o país caíram muito. Está em todos os noticiários. Infelizmente, não é diferente em Rondônia. Por isso, fizemos parceria com o Batalhão de Choque da PM, com a OAB, com a Polícia Rodoviária Federal, motoristas de aplicativo, Seosp, SESC e uma faculdade particular da cidade. É uma campanha que vai do dia 13 a 18 de junho, sábado”, afirmou a assistente social.

 

Maria Luiza também destacou que o dia 14 foi bastante positivo, mas espera que mais pessoas compareçam para realizar o ato de solidariedade com as pessoas que precisam. Segundo ela, em alguns dias, a Fhemeron conseguiu coletar apenas 19 bolsas em Porto Velho.

 

 

“Ainda temos um escritório de advocacia da capital, com 20 funcionários que vem todos os anos. A primeira-dama Ieda Chaves também doou sangue. O dia 14 foi além das nossas expectativas. Estávamos com estoques baixos e compareceram 151 pessoas. Destas, 112 conseguiram doar. Esperamos que até o sábado possamos aumentar ainda mais esses números”.

 

Detalhes

 

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

 

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

 

- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

 

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

 

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

 

Quem ficou interessado, só ir até a Fhemeron, na Avenida Jorge Teixeira, ao lado do Hospital de Base. Nesta sexta-feira (17), a instituição funciona até às 18 horas. Já no sábado (18) será das 07:15 até ao meio-dia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS