Provavelmente você já deve ter ouvido falar nos níveis de graduação em bacharelado e licenciatura, mas existe mais uma outra modalidade que tem ganhado o mercado e a preferência: a formação em tecnólogo. E ela não é tão recente assim, começou a ser oferecida em 1969, através do decreto Nº 547, mas ultimamente com a variedade de cursos ofertados e instituições têm se propagado com mais força. Mas afinal qual é a diferença de uma graduação tecnológica para outras?
A primeira diferença é quanto a duração, normalmente é mais rápida e mais focada na área da especialidade escolhida, além de oferecer o título de graduação. Parece bom demais para ser verdade, para entender com mais profundidade como funciona uma graduação de tecnólogo conversamos com as consultoras de carreira do IPOG Juliana Mota e Jhennifer Nascimento que responderam alguns questionamentos quanto a faculdade tecnológica.
Porque vale a pena fazer um curso tecnólogo?
O curso tecnólogo é um curso superior que abrirá muitas portas no mercado de trabalho para o aluno, podendo assim se destacar e continuar suas especializações.
Além de ser um conteúdo mais específico para quem deseja aprender com total foco na aplicação prática do conhecimento. Ótimo custo benefício.
Quais as vantagens em relação a outros cursos?
Todo o conhecimento que o profissional precisa em menos tempo, menor investimento, aprendizado totalmente voltado para a área de desenvolvimento, tudo isso com a mesma qualidade de ensino, afinal, é um curso superior com a mesma validade de uma graduação tradicional.
Na hora da contratação o currículo pode ser rejeitado em relação ao bacharelado ou licenciatura?
Não, no mercado de trabalho o diploma é válido como qualquer outra graduação, e muitas vezes por ter esse foco no conhecimento prático, muitas empresas até preferem.
Para se destacar profissionalmente também conta os outros cursos que se faz logo depois e as experiências curriculares que já obteve. Não adianta ser bacharel e não ter experiência e ou especialização. O título do diploma em si não vai sustentar o profissional e sim as suas escolhas e aprimoramentos.
O tempo é mais reduzido no caso do tecnólogo?
Sim, se graduando em apenas dois anos. O tecnólogo tem um tempo menor em relação aos outros cursos pois ele é voltado para uma área específica ao contrário do bacharel que oferece uma capacitação mais abrangente e uma didática voltada ao aprendizado rápido.
O diploma é igual a outras modalidades?
Sim, é aceito de igual forma. Inclusive com reconhecimento do Ministério da Educação - MEC e com validade em todo território nacional.
Onde encontrar curso de tecnólogo?
No IPOG são oferecidos diversos cursos de tecnólogos em Gestão Comercial, Gestão Financeira e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. E sem dúvidas o IPOG oferece a melhor qualidade de ensino, ainda mais se tratando de graduação que é o início da inclusão no mercado de trabalho. As aulas interativas com total suporte podendo assim muitas vezes conciliar trabalho e estudos. O grande diferencial da instituição é o corpo docente de alta performance, tanto de experiência acadêmica quanto profissional, com isso trazendo os melhores conhecimentos na área.
A graduação em tecnólogo tem ganhado o coração de muitos profissionais que querem alavancar suas carreiras não apenas pelo tempo de estudo reduzido, a grade curricular com disciplinas focadas para a especialidade e para prática também tem sido um forte motivador para bater o martelo nesta decisão. Sem contar que com menos tempo de faculdade o investimento acaba sendo também mais reduzido, já incentivando a finalizar a graduação e já entrar em uma especialização. Tornando assim um currículo mais atraente e fortes chances de alcançar posições mais desejadas no mercado de trabalho.
IPOG - Instituto de Pós Graduação
Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou
www.ipog.edu.br