Na quinta-feira (16), será feriado de Corpus Christi em todos o país. Em Porto Velho, alguns segmentos do comércio irão paralisar seus serviços. Em outros setores da economia e do Estado, a paralisação ocorre somente no dia do feriado e na sexta-feira (17), retorna normalmente.
Veja como ficará o funcionamento:
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não irão funcionar em todo o país. A decisão segue a resolução nº 4.880 de dezembro de 2020.
A informação também foi confirmada pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO). Os serviços em agências bancárias só voltam na próxima sexta-feira (16).
Comércio
Diferente do serviço bancários, o comércio deve abrir em Porto Velho. A Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio) emitiu um parecer jurídico onde permite o funcionamento da categoria na quinta-feira.
Segundo o comunicado, o dia de Corpus Christi não é considerado feriado. Por esse motivo, o comércio pode abrir normalmente “sem ter que pagar horas extraordinárias em dobro, porque é um dia normal de trabalho como qualquer outro”.
Judiciário
No sistema de Justiça, o feriado torna-se feriadão. Os serviços serão paralisados nesta quinta e sexta e só voltam na segunda-feira (20). No entanto, algumas áreas funcionarão em regime de plantão, segundo informou o Tribunal de Justiça.
Prefeitura
A Prefeitura de Porto Velho e secretarias municipais também não terão expediente na quinta e sexta-feira. O Decreto nº 17.867, de 23 de dezembro de 2021, estabelece ponto facultativo para os dois dias. Segundo o executivo municipal, serviços essenciais serão mantidos.
Governo
No âmbito estadual, ficou estabelecido ponto facultativo para todos os servidores nesta quinta-feira. Na sexta-feira, o funcionamento dos serviços foi mantido.