Para os brasileiros é impossível não notar que a cada dia mais o seu carrinho de supermercado e de compras necessárias (roupas, cosméticos, acessórios) fica mais vazio e a conta a ser paga a cada dia maior.
Isso traz péssimas lembranças aos mais “experientes”, que acabam por se lembrar dos velhos tempos quando a inflação chegava a 90% ao mês, como ocorreu em 1990. Os preços eram diferentes a cada momento que você entrava em uma loja.
Hoje as pessoas são obrigadas a correr atrás das promoções, trocar os produtos de marca por outros nem sempre muito conhecidos e a fazer uma verdadeira magia para alimentar a sua família e chegar ao final do mês.
Infelizmente o aumento de preços também tem afetado principalmente os alimentos mais básicos da família como o arroz, o feijão, a carne, o óleo, os ovos e claro as hortaliças e verduras e os itens básicos do dia a dia. Quem precisa abastecer o carro sabe o drama.
Então qual seria a saída para contornar esse cenário de preços realmente assustadores? É preciso mudar alguns hábitos, ser criativo nas receitas utilizando produtos da época e pesquisar incessantemente os preços.
Uma boa opção é utilizar a internet: com ela evitamos os gastos de locomoção e tempo ao ficar indo aos supermercados para ver o que está na promoção.
Através do site Kimbino podemos ter em mãos um grande número de folhetos com as principais promoções dos supermercados, atacadões e lojas de marca em vários pontos do país. Uma delas é a gigante brasileira de cosméticos
o Boticario, que faz promoções recorrentes em suas lojas e é possível poupar na compra de sabonetes, perfumes, loções, entre outras coisas, seja para seu uso ou presente
Essa é uma grande vantagem que os folhetos online do Boticário permitem, sem precisar sair de casa para pegar um papel e aí sim ficar ciente das ofertas. Você pode apenas acessar a plataforma Kimbino e planejar suas compras.
Lá você também encontra uma grande variedade de lojas além de supermercados, é possível ver as ofertas de eletrônicos, moda, jardinagem, esporte, lazer e muitas outras.
Outros conselhos valiosos
Com certeza alguns outros conselhos poderão ser bastante úteis no momento de fazer as suas compras de supermercado com o intuito de economizar. São eles:
- Volte a fazer aquela velha listinha que nossos pais sabiamente faziam antes de entrar em um supermercado. Veja o que falta em casa e anote em um papel ou mesmo em seu celular e siga à risca.
- Não caia na tentação de comprar produtos que estejam fora de sua lista ou que não sejam necessários: compre o que realmente necessita. Isso não precisa excluir
itens de beleza, ou que simplesmente façam bem para você. Investir na sua felicidade também é importante, mas saiba quais são os limites.
- Dirija-se diretamente aos locais onde estão os produtos que procura, seja no shopping, nas grandes lojas ou nos supermercados.
- Não faça compras com as crianças. Elas ficam alucinadas com os produtos que veem na TV
e em jogos e querem comprar tudo. Aprenda a dizer não.
- Preste muita atenção às quantidades marcadas em cada produto, ultimamente os fabricantes têm diminuído o tamanho e mantido o mesmo preço.
- Atenção especial aos produtos embalados em bandejinhas; observe não somente o preço, mas também o valor cobrado por quilo.
- Um conselho que parece meio bobo, mas que tem grande influência quando se vai às compras: nunca ir com fome ao supermercado.
Segundo um estudo de laboratório da Universidade Cornell em Ithaca, Nova York (EUA), os cientistas, juntamente com 82 voluntários foram a um supermercado em horários distintos: um grupo das 13h e 16h (após o almoço) e o outro das 16h e 19h (próximo da hora do jantar).
O resultado é que o grupo que foi ao supermercado mais cedo, portanto após o almoço, compraram menos produtos e mais saudáveis em relação ao outro grupo que foi em jejum.
Isso significa que as pessoas que estão mais tempo em jejum procuram mais alimentos e mais calóricos. O recomendável é que as pessoas antes de ir ao supermercado comam um lanche ou então que façam suas compras após as refeições.
A hora de poupar e a hora de gastar
Se o orçamento doméstico está apertado, isso quer dizer que é a hora de poupar. Gaste com o necessário, aproveite promoções e ofertas e não desanime. Com as contas em dia logo chegará o momento da folguinha para gastar e aproveitar mais.