Na última segunda-feira (06), os alunos do 8° ano à 2° série do médio, participaram da palestra sobre atos infracionais, crimes cibernéticos e perigos nas redes sociais, com o delegado e superintendente regional da Polícia Federal, Rafael Fernandes.
O delegado explicou sobre os direitos e deveres da criança, segundo o ECA, assim como o conceito de ato infracional e suas consequências.
Os crimes cibernéticos são muito comuns atualmente, e é importante alertar os alunos a respeito dos perigos da rede e como proteger os seus dados pessoais. Segundo informações da Norton, empresa especializada em segurança digital, cerca de 65% dos internautas já foram vítimas de algum cibercrime.
Cyberbullying também foi pauta da palestra, pois é crime, ato infracional praticado em meio virtual e é muito comum entre os jovens. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Ipsos, o Brasil é o segundo no ranking de cyberbullying no mundo.
A prática de bullying por meio de ambientes virtuais, pode se configurar como crime contra honra, como injuria, difamação e calúnia.
Além disso, Fernandes alertou sobre os atos infracionais mais comuns cometidos entres os adolescentes, os quais muitos não têm conhecimento sobre.
Como por exemplo, a compra e o uso de cigarro eletrônico, conhecido como “VAPE”, dispositivo que é proibido no Brasil desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos riscos à saúde. Como o Brasil não fabrica esse cigarro, a importação é vista como crime de receptação, pena de 1 a 4 anos de reclusão e multa.
Promover a conscientização dos direitos e deveres da criança e do adolescente e as consequências dos seus atos contribui com o desenvolvimento moral dos estudantes.
O Colégio Sapiens está sempre pensando no futuro dos alunos e maneiras de ajudá-los no crescimento pessoal e profissional.