O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (SINDSAÚDE) registrou uma ocorrência na Polícia Civil de Cujubim contra a Prefeitura municipal da cidade por impedirem a entrada a entrada da perita contratada pelo sindicato responsável pela elaboração dos laudos de insalubridade dos servidores da unidade pública de saúde do Município, localizado a 160 quilômetros de Porto Velho.
A ocorrência foi registrada pela delegada sindical Gilvandete Alves Pereira e pela própria perita, Roseli Lopes. Segundo elas, suas entradas na unidade foram obstruídas pela secretária municipal de saúde e por um representante jurídico do município, sem motivo justificado. Segundo o Sindsaúde, a Prefeitura foi oficializada pelo sindicato sobre a ida da perita ao município para a realização dos levantamentos.
“Durante toda a minha vida profissional já realizei perícias em vários municípios do Estado de Rondônia, inclusive em presídios e nunca sofri este tipo de agressão ao exercício de minha profissão”, diz a perita Roseli Lopes, sem entender até agora os motivos que levaram a Prefeitura a agir com tamanha truculência. Ela disse que a situação lhe causou constrangimentos e abalo emocional.
De acordo com a delegada sindical Gilvandete Alves, a realização foi necessária por conta de ações administrativas do próprio município que reduziu deliberadamente os índices de insalubridade de 40% para 20% e 10%. “Os servidores procuraram o sindicato e uma reunião foi realizada com o prefeito para que ele revisse o ato, mas ele insistiu na manutenção da redução dos índices”, lembra GIlavandete.
Por conta disso, não houve outra alternativa senão o SINDSAÚDE realizar novos laudos de insalubridade. Para isso contratou os serviços da perita Roseli Lopes. “A Prefeitura foi comunicada no dia anterior sobre a nossa ida à unidade e, portanto, não estávamos ali agindo na surdina, mas sim, no estrito dever representativo da categoria”, disse a delegada sindical.
A presidente do Sindsaúde, Célia Campos lamentou a atitude dos prepostos da Prefeitura de Cujubim, e assegurou que irá buscar todos os meios possíveis, inclusive a esfera judicial para garantir o direito dos servidores, no que diz respeito a elaboração desses laudos. E avisou: “Se a Prefeitura não quer pagar insalubridade que dê condições de trabalho ao servidor”, disse.
Ao finalizar, a líder sindical agradeceu o apoio da vereadora Rosa Becker, de Cujubim, que esteve presente nas reuniões dos servidores com a Prefeitura e prestou todo o apoio à delegada sindical e à perita na delegacia. “A vereadora tem sido a grande liderança e o ponto de apoio da categoria no Município. Em nome dos servidores de Cujubim fica aqui meus agradecimentos por sua representatividade”.