COMODIDADE: Fhemeron entrega medicamentos em casa aos pacientes hemofílicos

Atualmente a Fhemeron atendente mais de 120 pacientes hemofílicos em Rondônia

COMODIDADE: Fhemeron entrega medicamentos em casa aos pacientes hemofílicos

Foto: Divulgação

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron, com intuito de proporcionar um atendimento mais humanizado aos pacientes portadores de doenças hemofílicas passou a realizar, em Porto Velho, a entrega das medicações em domicílio, proporcionando melhor qualidade de vida aos atendidos.
 
A iniciativa começou depois que o corpo técnico da instituição levantou as demandas dos pacientes durante o atendimento prestado.  Durante o processo de feedback com esse público, a Fhemeron constatou que a maior dificuldade enfrentada pelos pacientes é a retirada de kits com medicamentos distribuídos, os chamados fatores.
 
Renata Grammeliski, mãe de um paciente atendido pelo Hemocentro de Porto Velho ressalta a importância do atendimento em domicílio. “Antes tínhamos que ir até a Fhemeron para buscar os fatores, muitas vezes debaixo de chuva. Com essa mudança, todo o processo ficou mais ágil e cômodo para nós. Assim que os kits chegam, a técnica do resfriamento já vem entregar”,  disse.
 
Atualmente a Fhemeron atende mais de 120 pacientes hemofílicos em todo o estado de Rondônia, cadastrados com atendimento referenciado em Porto Velho, por meio do hemocentro coordenador, e nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena, através dos hemocentros regionais.
 
Em Porto Velho, são atendidos 17 pacientes com diferentes coagulopatias (doenças hemorrágicas) que resultam da deficiência qualitativa ou quantitativa de uma ou mais proteínas plasmáticas (fatores) atuantes na coagulação. Dessa forma, esses pacientes podem apresentar sangramentos de gravidade variável, espontâneos ou pós-traumáticos dependendo da atividade residual da proteína alterada.
 
As coagulopatias hereditárias são doenças complexas que exigem atendimento especializado e acompanhamento por uma equipe multiprofissional. Entre eles estão médicos hematologistas, ortopedistas, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS