DRAMÁTICO: Mulher que não tem documentos pede para ser internada devido ao câncer

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A senhora Santana Coelho Viana, de 63 anos, conhecida como Sandra, tem câncer no útero. Ela está bastante debilitada, mas até o momento não recebeu tratamento médico adequado. O motivo se deve ao fato de ela não possuir documento de identidade, e isso está dificultando a prestação do serviço de saúde.
 
A mulher é moradora de Chupinguaia, interior de Rondônia, mas está há mais de 60 dias em Porto Velho em busca de tratamento para o câncer. Quem está na batalha junto com a dona Sandra, é a nora, Elizangela dos Santos, e a filha, Fabiana Souza.
 
“Há mais de dois meses que eu venho aqui em Porto Velho. Vou no Hospital de Amor, já fui no Hospital de Base, mas não consigo ter sucesso porque na hora de dar entrada na internação dela, eles não permitem porque ela não tem documento”, conta Fabiana.
 
Dona Santana está com câncer no útero | Foto: William Ferreira
 
De acordo com a filha, dona Sandra nasceu em Peritoró, no Maranhão, em 15 de novembro de 1961, mas devido as dificuldades na vida, ela não foi registrada. Fabiana contou que já fez uma busca no Instituto Médico Legal (IML) do município maranhense, mas não há qualquer informação de dona Santana.
 
Os familiares afirmam também que já procuraram os órgãos competentes em Porto Velho, para tentar legalizar dona Sandra, mas até o momento sem êxito. 
 
Desespero
 
“Gente, pelo amor de Deus, me ajuda. A minha mãe está morrendo e eu não estou podendo fazer nada. O que custa só uma vaga? Eu estou pedindo só uma vaga para a minha mãe. Gente, é um ser humano, é uma vida que está tentando viver”, diz Fabiana aos prantos. 
 
A vivência com dona Santana não tem sido fácil. A nora, Elizangela, que está ajudando a idosa, conta os desafios diários com a sogra.
 
“A gente a quer lá dentro [do hospital] recebendo medicamento. Ela sente muita dor, ela não dorme direito, não se alimenta, está muito difícil. Ajuda nós por favor”, lamenta.
 
No último domingo (29), dona Santana voltou a sentir fortes dores e recebeu atendimento na UPA.
 
“A gente conseguiu internar ela lá na UPA ontem (29). Agora estamos aguardando a doutora conseguir a papelada para encaminhar ela para o Hospital João Paulo e de lá a gente conseguir a vaga no Hospital de Amor”, conta a nora, Elizangela.
 
O Rondoniaovivo procurou a Defensoria Pública do Estado (DPE) para regularização do seu registro de identificação. A assessoria de comunicação do órgão informou que dona Santana pode procurar os núcleos da DPE na zona Leste, localizada na Amador dos Reis, 3630, Tancredo Neves e também no Tudo Aqui, da Avenida Sete de Setembro com rua Gonçalves Dias, Centro da capital.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS