Pais e mães de alunos que precisam do transporte escolar na Estrada da Penal fizeram nesta quinta-feira (26), um protesto na região pedindo a volta do serviço.
Segundo eles, após um motorista ser denunciado por trafegar com velocidade de 100 km/h, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) retirou o ônibus para menores de 5 anos que necessitam ir à creche.
“Não temos condições de levar as crianças para a escola. Seja pela distância ou pelo gasto de combustível. Eles [Semed], sem aviso prévio nenhum, cortaram. Isso deixou todo mundo de mãos atadas. Queremos uma resposta do secretário de educação, que não veio aqui. Em vez de tirarem o motorista, prejudicaram os alunos, pais e mães”, disse Narcísio Moreira, um dos membros que participou da manifestação.
Perigo
Ainda de acordo com os pais e mães, as crianças estão ficando sem estudar ou com eles tendo que improvisar (muitas vezes de maneira perigosa) para que os filhos cheguem à escola.
Mãe se arrisca para levar duas meninas para escola de moto
Uma das imagens que o
Rondoniaovivo teve acesso mostra a mãe levando duas meninas na garupa, sem capacete e apertadas entre ela e uma caixa de plástico.
“As criancinhas estão indo de moto. Essa é uma luta de todos os pais da linha 21 de Abril, mas de outras também que ficaram com o transporte paralisado. O que a gente quer é que o prefeito e o secretário de educação resolvam esse problema o quanto antes”, destacou Narcísio.
O Rondoniaovivo recebeu um vídeo feito por um dos pais que mostra uma moto tentando seguir o ônibus. Em alguns momentos, o veículo escolar se distancia bastante da motocicleta.
“A Semed diz que o ônibus não está em 100 por hora. A secretaria está fazendo vista grossa, não fizeram nada com o motorista, não puniram, não trocaram de rota. Quem está sendo prejudicado são as crianças".
Pais e mães dizem que uma representante da Semed foi até o local, mas não resolveu nada
Resposta tardia
Somente no começo da manhã da sexta-feira (27), mais de 12 horas depois da publicação da matéria, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que os alunos da Estrada da Penal estão sendo atendidos com o transporte escolar com sete ônibus, fora a Linha 21.
Mas, conforme o decreto, os ônibus escolares do município são destinados para atender os alunos do ensino Fundamental e Médio das redes Municipal e Estadual de ensino. A Prefeitura não tem autorização para o transporte infantil.
A Semed ainda informou que os ônibus são programados para não ultrapassar o limite máximo de 70km/h e com isso, os veículos não conseguem atingir a velocidade de 100km/h.