EM RONDÔNIA: Projetos e premiações mostram importância da UNIR no ensino superior

EM RONDÔNIA: Projetos e premiações mostram importância da UNIR no ensino superior

Foto: Unsplash

As universidades públicas do Brasil são conhecidas pela excelente qualidade de ensino, algo que não é diferente aqui no estado. A Universidade de Rondônia (UNIR) possui diversos projetos e pesquisas que causam impacto direto na economia da região e na vida das pessoas. Os prêmios conquistados nos últimos anos também são provas de que a instituição pública é essencial no ensino superior rondoniense. Afinal, ter uma referência na educação atrai a atenção de empresas nacionais e estrangeiras.
 
No mês de maio, a parceria entre a UNIR e a empresa norte-americana Motorola, chamada Projeto Palomakoba, completou um ano e continua causando um grande impacto no setor de tecnologia da região. Essa união visa capacitar alunos no desenvolvimento de softwares para smartphones. Um setor que cresce em todo o mundo, e está ficando cada vez mais importante. A instituição pública é um dos poucos locais que oferecem esse tipo de curso totalmente gratuito.
 
Ou seja, são projetos assim que mostram a importância de uma universidade pública forte nos estados brasileiros. Aliás, em questão de currículo, um profissional formado na UNIR, por exemplo, é muito bem-visto no mercado de trabalho. Isso é algo comum em todo o Brasil, e também no exterior. Um ensino de qualidade significa profissionais capacitados para assumir cargos de chefia ou de grande exigência técnica. É nesse aspecto que os projetos e pesquisas realizados nessas universidades acabam fazendo grande diferença.
 
Nos Estados Unidos, é difícil conhecer alguma pessoa que não sonhe em estudar nas principais universidades do país. O motivo é a qualidade da formação que existe nesses lugares. Um artigo da PrePly mostrou que boa parte dos CEOs das empresas costumam vir de instituições assim. A Universidade de Harvard, a Universidade da Pennsylvania, ambas nos Estados Unidos, e a Ecole Centrale de Paris, na França, se destacam com mais de 120 ex-alunos que trabalham como chefes de grandes empresas.
 
Premiações mostram eficiência
 
Sejam essas universidades nos Estados Unidos e na Europa, ou a UNIR aqui em Rondônia, é fato que apenas o nome não garante a qualidade. Entretanto, as premiações recebidas por projetos e iniciativas mostram como elas conseguem impactar na vida das pessoas. São pesquisas de mestrado e doutorado, como o desenvolvimento de farinha de pupunha realizado em Ariquemes, que rendem prêmios nacionais e internacionais para as universidades.
 
Essas premiações chamam a atenção de empresas, seja do Brasil ou do exterior, justamente pela qualidade dos projetos realizados por aqui. Se olharmos novamente a pesquisa feita pela Preply, site de aulas de inglês online, é possível notar a importância do mestrado e do doutorado na vida profissional. Mais de 34% dos CEOs das grandes marcas possuem uma dessas duas pós-graduações. Ou seja, é quase uma garantia de conhecimento técnico para o mercado de trabalho.
 
A UNIR pode não ter a mesma força que outras universidades do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP) ou a Universidade do Ceará (UFC), mas ainda é uma referência no ensino superior do país. Ela já foi escolhida mais de uma vez como principal instituição da Região Norte, e recebeu diversos prêmios por pesquisas e iniciativas para a população de Rondônia.
 
É assim que se valoriza uma instituição que só tem a oferecer aspectos positivos para os brasileiros. A UNIR é uma das universidades que mais cresceu nestes últimos anos, e uma evidência de que as instituições públicas de ensino do Brasil precisam ser valorizadas. Elas causam impactos diariamente com os projetos realizados nos diversos campus.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS