As universidades públicas do Brasil são conhecidas pela excelente qualidade de ensino, algo que não é diferente aqui no estado. A Universidade de Rondônia (UNIR) possui diversos projetos e pesquisas que causam impacto direto na economia da região e na vida das pessoas. Os prêmios conquistados nos últimos anos também são provas de que a instituição pública é essencial no ensino superior rondoniense. Afinal, ter uma referência na educação atrai a atenção de empresas nacionais e estrangeiras.
No mês de maio, a parceria entre a UNIR e a empresa norte-americana Motorola, chamada Projeto Palomakoba, completou um ano e continua causando um grande impacto no setor de tecnologia da região. Essa união visa capacitar alunos no desenvolvimento de softwares para smartphones. Um setor que cresce em todo o mundo, e está ficando cada vez mais importante. A instituição pública é um dos poucos locais que oferecem esse tipo de curso totalmente gratuito.
Ou seja, são projetos assim que mostram a importância de uma universidade pública forte nos estados brasileiros. Aliás, em questão de currículo, um profissional formado na UNIR, por exemplo, é muito bem-visto no mercado de trabalho. Isso é algo comum em todo o Brasil, e também no exterior. Um ensino de qualidade significa profissionais capacitados para assumir cargos de chefia ou de grande exigência técnica. É nesse aspecto que os projetos e pesquisas realizados nessas universidades acabam fazendo grande diferença.
Nos Estados Unidos, é difícil conhecer alguma pessoa que não sonhe em estudar nas principais universidades do país. O motivo é a qualidade da formação que existe nesses lugares. Um artigo da PrePly mostrou que
boa parte dos CEOs das empresas costumam vir de instituições assim. A Universidade de Harvard, a Universidade da Pennsylvania, ambas nos Estados Unidos, e a Ecole Centrale de Paris, na França, se destacam com mais de 120 ex-alunos que trabalham como chefes de grandes empresas.
Premiações mostram eficiência
Sejam essas universidades nos Estados Unidos e na Europa, ou a UNIR aqui em Rondônia, é fato que apenas o nome não garante a qualidade. Entretanto, as premiações recebidas por projetos e iniciativas mostram como elas conseguem impactar na vida das pessoas. São pesquisas de mestrado e doutorado, como o desenvolvimento de farinha de pupunha realizado em Ariquemes, que rendem prêmios nacionais e internacionais para as universidades.
Essas premiações chamam a atenção de empresas, seja do Brasil ou do exterior, justamente pela qualidade dos projetos realizados por aqui. Se olharmos novamente a pesquisa feita pela
Preply, site de aulas de inglês online, é possível notar a importância do mestrado e do doutorado na vida profissional. Mais de 34% dos CEOs das grandes marcas possuem uma dessas duas pós-graduações. Ou seja, é quase uma garantia de conhecimento técnico para o mercado de trabalho.
A UNIR pode não ter a mesma força que outras universidades do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP) ou a Universidade do Ceará (UFC), mas ainda é uma referência no ensino superior do país. Ela já foi escolhida mais de uma vez como principal instituição da Região Norte, e recebeu diversos prêmios por pesquisas e iniciativas para a população de Rondônia.
É assim que se valoriza uma instituição que só tem a oferecer aspectos positivos para os brasileiros. A UNIR é uma das universidades que mais cresceu nestes últimos anos, e uma evidência de que as instituições públicas de ensino do Brasil precisam ser valorizadas. Elas causam impactos diariamente com os projetos realizados nos diversos campus.