SOLIDARIEDADE: Doutores da Amazônia vão atender em aldeias indígenas de Rondônia

Segundo ONG haverá atendimentos médicos com doações de óculos de grau em tribos de Alta Floresta

SOLIDARIEDADE: Doutores da Amazônia vão atender em aldeias indígenas de Rondônia

Foto: Doutores da Amazônia estarão em aldeias de Alta Floresta do Oeste entre os dias 22 a 28 de maio - Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A ONG Doutores da Amazônia, em parceria com o DSEI (Departamento de Saúde Indígena – Funai) e Condisi/Porto Velho por meio da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), 54 BIS do Exército e Associação Kanindé, entre os dias 22 a 28 de maio, vão à Terra Indígena Rio Branco (aldeia São Luís) levando atendimentos médicos, odontológicos, além de assistência de enfermagem e farmacêutica. 
 
“Vamos levar atendimentos oftalmológicos, com entregas de óculos de grau quando indicado, além de pediatria, ginecologia, clínica médica com eletrocardiograma, tratamentos de canal, próteses dentárias, restaurações complexas, atendimentos infantis (odontopediatria) e assistência farmacêutica com doações de milhares de medicamentos”, explicou Caio Machado, coordenador dos Doutores da Amazônia. 
 
Serão realizados de 800 a 1 mil atendimentos, entre eles, odontológicos - Foto: Divulgação
 
Segundo ele, uma ótica portátil será montada na floresta. Será possível fazer óculos de 6 graus e já fazer a doação. Os casos mais complicados serão encaminhados para o município.
 
“Nossa meta é zerar a demanda oftalmológica e suprir 80% das necessidades em outras especialidades com cerca de 800 a 1 mil atendimentos. Vamos atuar e promover prevenção, com auxílio do pós-atendimentos por meio da telemedicina, com os agentes de saúde indígena e profissionais do DSEI local”, pontuou Machado. 
 
Detalhes
 
Os povos beneficiados serão aqueles de Alta Floresta do Oeste: Tuparí, Kampe, Makurap, Jabote, Diarroy, Kanoe e Wajuru.
 
Segundo os Doutores da Amazônia, a viagem será de oito horas de ônibus até Alta Floresta. Em seguida, mais duas horas até a aldeia São Luís. 
 
Exames oftalmológicos também serão oferecidos aos indígenas, com confecção de óculos de grau para aqueles que precisarem - Foto: Divulgação
 
Os Doutores da Amazônia é uma organização mundialmente conhecida por desenvolver atendimentos de qualidade nas aldeias, respeitada por organizações indígenas de todo país sempre destaca que nasceu em Rondônia. 
 
Essa será a 28ª ação dos Doutores da Amazônia em territórios amazônicos. Já passaram lá mais de 500 voluntários, totalizando 290 dias em terras indígenas. 
 
Crianças também serão beneficiadas com profissionais do Doutores da Amazônia - Foto: Divulgação
 
“Levar atendimentos para todos é muito importante, mas levar atendimentos para regiões de difícil acesso é fundamental. Além dos voluntários médicos de todo o Brasil, Rondônia terá a representação de 4 profissionais. Saúde de qualidade é um direto básico de todos os seres humanos”, destacou Caio Machado.
 
 
Mulheres grávidas terão atenção especial durante mutirão de médicos - Foto: Divulgação
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS