FEDORENTO: ‘Cidade sem prefeito! Água de fossa, bosta, urina e merda’, diz faixa em Porto Velho

Faixa é uma manifestação devido a uma esgoto que vaza e exala um forte odor na região

Uma faixa com os dizeres: “Cidade sem prefeito! Água de fossa, bosta, urina e merda...”, foi fixada na Avenida Imigrantes, zona Norte de Porto Velho. A insatisfação é contra uma rede de esgoto que está vazando e causando fedor insuportável no local.
 
Há muito tempo que esse esgoto está incomodando os moradores. Nas imagens (veja acima) registradas pelo Rondoniaovivo, é possível visualizar que a água contaminada invade o asfalto da via.
 
Água do esgoto invadindo o asfalto | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
 
“Essa água de esgoto cai aqui em frente ao meu comércio e fica um mau cheiro horrível. Tem dias que eu tenho que fechar o comércio, porque não tem quem aguenta”, conta Leonardo Ribeiro, empresário e morador em frente ao local.
 
Leonardo Ribeiro, empresário que vive em frente ao local | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
 
Quem passa de carro não tem a desagradável de ter contato com a lama e o fedor. Já quem vem a pé, de moto ou bicicleta, não escapa de sentir o mau cheiro e passar pela água contaminada que domina esse pedaço da avenida.
 
Queda
 
Um dos trabalhadores da região, Egon Siewerdt, também falou com o Rondoniaovivo e alertou para as consequências dessa situação. Segundo ele, além do fedor que incomoda bastante, outras situações piores podem acontecer.
 
“Essa água que corre pelo asfalto é um perigo e corre o risco de causar um acidente. Isso porque o cara vem do seco e encontra com essa água, correndo o risco de escorregar e cair”, alertou ele. 
 
O vazamento do esgoto fica em frente ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O empresário Leonardo conta que já procurou solucionar o problema, mas sem sucesso.
 
Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
 
“Eu estou sendo prejudicado e já fui com o prefeito, mas ele não atende a gente. Aí manda o secretário e ninguém resolve nada. Olha a situação que está aqui em plena a avenida”, ressaltou.
 
O Rondoniaovivo procurou a Prefeitura de Porto Velho, que enviou nota de esclarecimento nesta sexta-feira (6). Veja abaixo:
 
Dentro das questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) já tomou as devidas providências, a autuação e multa a todas as possíveis fontes emissoras de esgoto como, por exemplo, a escola e condomínios, onde os mesmos já devem estar providenciando as suas estações de tratamento.
 
De acordo com a Política Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho, Art. 170.  Onde não existir rede pública de coleta de esgotos, estes só poderão ser lançados em corpos hídricos após processo prévio de tratamento, aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
Art. 171.  No caso de loteamento, condomínio, conjunto residencial, parcelamento do solo ou qualquer outra forma de incentivo à aglomeração de casas ou estabelecimentos, onde não houver sistema público de esgotamento sanitário, caberá ao responsável pelo empreendimento prover toda a infraestrutura necessária, incluindo o tratamento dos esgotos.
 
A Secretaria Municipal de Serviço Básicos já efetuou a limpeza do local por diversas vezes e irá retornar, nos próximos dias, para fazer a limpeza desta região.
 
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS