NOTA À SOCIEDADE BRASILEIRA
O Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais – SINDAPEF/RO, em nome de seus Agentes, Técnicos e Especialistas, informa à sociedade que no dia 25/04/2022 por volta das 10h, foi realizada uma manifestação em frente à Penitenciária Federal em Porto Velho – PFPV.
A manifestação teve como objetivo reivindicar a criação da Polícia Penal Federal, tendo em vista que o Poder Legislativo já fez seu papel e incluiu no Art. 144 da Constituição Federal, mas ainda carece de regulamentação que deve ser realizada pelo Governo Federal, que atualmente está sob a gestão do Sr. Presidente Jair Bolsonaro, o qual tem sido negligente nessa matéria.
Além disso, requer a implementação do Adicional de Fronteira, pois, os servidores do Sistema Penitenciário Federal lotados em Porto Velho não recebem tal adicional, mesmo estando na mesma cidade de lotação dos demais servidores do Poder Executivo Federal que o recebem. É inexplicável a indiferença com que a atual gestão do Departamento Penitenciário Nacional, sob o comando de sua Diretora-Geral, a Delegada de Polícia Federal Tânia Fogaça e o Governo Federal trata os seus servidores.
Os servidores do Sistema Penitenciário Federal têm cumprido com maestria seus serviços, trazendo segurança para a sociedade brasileira, mantendo sob custódia as maiores lideranças criminosas do país, lideranças estas, que antes de entrarem nas Penitenciárias Federais, continuavam tendo domínio sobre suas facções, destruindo famílias e trazendo prejuízo para a sociedade, porém, sob a rigidez do Sistema Penitenciário Federal, foram podados de tal poder, fazendo até mesmo que caiam no esquecimento, e por conta de tal isolamento o SPF contribui com a sociedade trazendo economia para o país ao impedir que estes presos de altíssima periculosidade causem mais estragos ao povo brasileiro.
Esta manifestação é consequência de anos de má administração tanto por parte do DEPEN quanto do Governo Federal, que não consegue cumprir com sua maior promessa que é defender e valorizar a Segurança Pública da União. Vale ressaltar, que nunca se viu na história do Sistema Penitenciário Federal tamanho descaso com seus servidores, com muitos dos nossos adoecendo físico e mentalmente devido ao grande desgaste que este Governo nos tem causado com promessas vazias aliado ao estresse diário da “segunda profissão mais perigosa do mundo (OIT)”.
“E conhecerei a verdade e a verdade vos libertará”, e a verdade é que o Senhor Presidente tem enganado as polícias da união, bem como, toda a sociedade que acreditou em sua promessa. Sr. Presidente da República, onde está a sua honra? Quanto vale a sua palavra? Onde está a verdade libertadora?
SINDAFEP/RO