REPÚDIO: Engenheiros da Sedam lançam nota contra o governo

REPÚDIO: Engenheiros da Sedam lançam nota contra o governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Os engenheiros servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM – vêm manifestar a sua indignação e repúdio em decorrência da postura excludente e discriminatória à categoria.
 
A economia do Estado de Rondônia baseia-se principalmente no agronegócio e na exploração de recursos naturais, e, como sabido, esses são primordiais para o crescimento econômico e desenvolvimento social. Entretanto, a administração desses recursos deve ser realizada com respeito ao meio ambiente, em razão da lei natural e também da lei dos homens.
 
Ocorre que os atuais governantes aparentam uma visão distorcida, pois, a pauta ambiental tem sido menosprezada repetidas vezes, refletindo na valorização dos servidores desse setor. Ao final do ano de 2021, em razão do forte crescimento da arrecadação e a proximidade do ano eleitoral, promoveram-se melhorias salariais merecidas a várias categorias profissionais. 
 
Entretanto, a SEDAM ficou relegada, aparentemente em segundo plano. Os servidores mais marginalizados são os vinculados ao sistema CREA/CONFEA, que tiveram uma melhoria salarial de 6,45% por uma espera que vem desde o ano de 2014.
 
O sentimento é de pura discriminação, pois, o que justifica a colossal disparidade de pagar a metade dos vencimentos salariais a profissionais engenheiros lotados na SEDAM quando comparados a profissionais com a mesma formação em outros setores do governo? 
 
Não menos importante, o PCCR aprovado em dezembro de 2021, com as poucas melhorias à carreira dos engenheiros da SEDAM, encontra-se sem regulamentação, não produzindo efeitos, e, ao contrário, gerando diminuição nos vencimentos dos ditos engenheiros quando comparados ao ano de 2021.
 
Assim, o SENGE vem expor à sociedade e aos membros de controle de atos do Poder Executivo que a engenharia da SEDAM tem sofrido discriminação salarial, em razão de uma visão míope de governantes que entendem que valorizar o agronegócio significa marginalizar os servidores engenheiros da SEDAM.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS