PREVENÇÃO: Porto Velho inicia vacinação contra a gripe, sarampo e 4ª dose da covid-19

Unidades de saúde e Porto Velho Shopping ofertam os três imunizantes

PREVENÇÃO: Porto Velho inicia vacinação contra a gripe, sarampo e 4ª dose da covid-19

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A campanha de vacinação contra a gripe já começou nas unidades básicas de saúde e no Porto Velho Shopping. O município também iniciou a imunização contra o sarampo ao mesmo tempo em que mantém a aplicação das doses contra a covid-19.
 
Pessoas a partir dos 60 anos são contempladas na primeira fase da campanhaPessoas a partir dos 60 anos são contempladas na primeira fase da campanha
 
Na primeira fase de vacinação contra a influenza, dois grupos prioritários são contemplados: pessoas com mais de 60 anos e os trabalhadores da saúde, já a do sarampo atende a crianças de 6 meses a 5 anos de idade e profissionais da saúde.
 
Além das campanhas em vigor, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) segue ofertando também a vacina contra a covid-19, inclusive para crianças a partir de 5 anos. Idosos a partir de 60 anos já podem receber a 4ª dose do imunizante.
 
Na Unidade de Saúde Nova Floresta, zona Sul da cidade, a procura na última segunda-feira (4) foi bastante variada. “A demanda aumentou. Há muita procura tanto para sarampo e gripe, quanto covid. Nos dois períodos tivemos muitos atendimentos”, disse o gerente da unidade, Enivaldo Junior.
 
Com todas as vacinas reunidas em um único lugar ficou muito mais fácil para as famílias buscarem a proteção. Enquanto Oscarina Rodrigues de Lima, de 64 anos, recebia a 4ª dose da vacina contra a covid, o filho dela, João Rodrigues, tomava a dose de reforço. Ambos completaram o esquema vacinal conforme determina o Ministério da Saúde.
 
Doses contra a covid-19 continuam sendo ofertadas nas unidades de saúdeDoses contra a covid-19 continuam sendo ofertadas nas unidades de saúde
 
“Vacinar é muito importante. A vida é boa demais. A gente acha que com essa idade já não pode mais aproveitar ela, mas eu quero viver muito mais”, disse a aposentada.
 
Já Sebastião completou três doses da vacina contra a covid em dezembro. Como ele ainda não atingiu o prazo de quatro meses para o intervalo entre a terceira e quarta dose, ele foi até a unidade em busca da vacina contra a gripe.
 
“Toda imunização é importante para a saúde da pessoa. Eu tenho diversos problemas de saúde, como pressão alta e diabetes, então qualquer vacina para mim é fundamental”, disse o aposentado.
 
Para ter direito à vacinação é indispensável a apresentação de documento pessoal e, quando possível, do cartão do SUS e cartão de vacinas. No caso de trabalhadores da saúde incluídos nas campanhas, estes devem apresentar algum documento que comprove o exercício da profissão. Cerca de 60 mil idosos e 25 mil trabalhadores da saúde devem ser atendidos nesta etapa da vacinação contra a gripe.
 
Posteriormente, outros grupos serão incluídos. O calendário será divulgado pela Semusa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS