SINTERO: Mulheres debatem participação delas nos espaços de poder

Na atividade, a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, falou sobre a importância da união das mulheres e da necessidade de garantir que elas sejam eleitas e tenham voz ativa nas decisões políticas, a partir da ocupação de espaços de poder

SINTERO: Mulheres debatem participação delas nos espaços de poder

Foto: Divulgação

As Diretoras do Sintero, bem como lideranças de outros movimentos sociais e sindicais, participaram nesta segunda-feira (28/03), da roda de conversa sobre o protagonismo das mulheres nos espaços de poder. A atividade teve participação de Camila Moreno, integrante da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). 
 
 
Na atividade, a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, falou sobre a importância da união das mulheres e da necessidade de garantir que elas sejam eleitas e tenham voz ativa nas decisões políticas, a partir da ocupação de espaços de poder. Para ela, as próximas eleições serão primordiais para que o público feminino assegure representatividade no parlamento nacional e estadual. 
 
 
A secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosa Negra, pontuou que o combate à violência e ao feminicídio está diretamente ligado à temática, uma vez que, sem representatividade, as mulheres são impossibilitadas de pleitear políticas públicas que promovam mais segurança para as vítimas e sanções mais duras aos responsáveis. 
 
 
Após ouvir todas as demandas apontadas pelas mulheres, Camila Moreno falou sobre a sua trajetória de luta e de como a cultura machista está impregnada na sociedade brasileira, fazendo com que a igualdade de gênero permaneça sendo uma pauta constante da luta das mulheres.
 
 
A integrante da Executiva Nacional do PT ressaltou que o Brasil é um dos países com menor taxa de representatividade feminina na política e, normalmente, as mulheres são utilizadas para preenchimento da cota mínima dos partidos. Portanto, ressaltou que este é um importante momento para que as mulheres assumam o protagonismo na luta e garantam representatividade política para atuarem em favor dos interesses coletivos femininos. 
 
 
“Em breve, o país passará por um processo eleitoral democrático, no qual a união e mobilização das mulheres serão indispensáveis para que possamos mudar a atual conjuntura política. Consideramos que essa roda de conversa é o pontapé inicial para que as mulheres sindicalistas e dos movimentos sociais se empoderem, troquem ideias e construam estratégias para garantir a participação nos espaços de poder”, disse Lionilda Simão,presidenta do Sintero. 
Direito ao esquecimento
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?
Como você classifica a gestão do prefeito Delegado Araújo em Pimenta Bueno?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS