CATARATA E PTERÍGIO: Governo diz que pacientes que tiveram infecção em mutirão receberam atendimento

CATARATA E PTERÍGIO: Governo diz que pacientes que tiveram infecção em mutirão receberam atendimento

Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo | Secretário de Saúde do Estado, Fernando Máximo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (14), o governo de Rondônia confirmou a endoftalmite (infecção oftalmológica pós cirúrgica) em 40 pacientes que participaram dos mutirões de cirurgias de catarata e pterígio, em Porto Velho (RO). No entanto, afirmou que está prestando apoio a todos os pacientes.
 
De acordo com a representante da empresa contratada para realizar os procedimentos operatórios, Marília Guimarães, nenhum paciente apresentou risco grave da infecção. 
 
“Todos os pacientes que apresentaram esse quadro de infecção, estão com o tratamento precoce imediato e estão apresentando melhora positiva. Eles não estão em cenário crítico. Existem muitas notícias aí que havia pacientes com risco de ficar cego, mas o cenário é totalmente diferente”, disse.
 
Segundo o secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, todos os pacientes diagnosticados com infecção foram assistidos e receberam atendimento necessário. 
 
“Infelizmente houve essa infeção desses 40 pacientes, mas o que é importante quando isso acontece é o cuidado intensivo no pós-operatório e isso a gente tem feito. Nós temos dado apoio e atendimento a esses pacientes”, explicou Máximo.
 
Quem foi exemplo desse atendimento pós-cirúrgico, foi a dona Orminda Almeida. Ela contraiu a infeção, mas disse que foi assistida pelo governo e recebeu atendimento.
 
Depois que eu fiz a cirurgia , eu falei pra eles [médicos] que não estava enxergando muito bem e que estava com dor, pois no mesmo instante eles já me chamaram. Aí eu disse que o osso do meu olho estava doendo, pois desse dia em diante eles não me deixaram mais. Passaram a me atender constantemente e, hoje, graças a Deus, eu estou bem”, comemorou dona Orminda.
 
Dona Orminda deu depoimento sobre a realização da cirúgia e se disse satisfeita | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
 
O caso
 
Na última quarta-feira (9), o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) afirmou que constatou a infeção endoftalmite em 40 pacientes que realizaram cirurgias de catarata ou pterígio, durante o mutirão dessas operações.
 
Nessa fiscalização, o Cremero apontou que do total de pacientes confirmado com a infecção, 13 estariam positivados para a bactéria pseudomonas, a mais grave na especialidade.
 
O conselho afirmou ainda que todos esses mutirões precisam acontecer com segurança para não ocorrer estes problemas.
 
Ao todo, o governo afirmou que já foram relizadas mais de 15 mil cirurgias de catarata e pterígio em todo o Estado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS