CATARATA E PTERÍGIO: Governo diz que pacientes que tiveram infecção em mutirão receberam atendimento

CATARATA E PTERÍGIO: Governo diz que pacientes que tiveram infecção em mutirão receberam atendimento

Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo | Secretário de Saúde do Estado, Fernando Máximo

Durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (14), o governo de Rondônia confirmou a endoftalmite (infecção oftalmológica pós cirúrgica) em 40 pacientes que participaram dos mutirões de cirurgias de catarata e pterígio, em Porto Velho (RO). No entanto, afirmou que está prestando apoio a todos os pacientes.
 
De acordo com a representante da empresa contratada para realizar os procedimentos operatórios, Marília Guimarães, nenhum paciente apresentou risco grave da infecção. 
 
“Todos os pacientes que apresentaram esse quadro de infecção, estão com o tratamento precoce imediato e estão apresentando melhora positiva. Eles não estão em cenário crítico. Existem muitas notícias aí que havia pacientes com risco de ficar cego, mas o cenário é totalmente diferente”, disse.
 
Segundo o secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, todos os pacientes diagnosticados com infecção foram assistidos e receberam atendimento necessário. 
 
“Infelizmente houve essa infeção desses 40 pacientes, mas o que é importante quando isso acontece é o cuidado intensivo no pós-operatório e isso a gente tem feito. Nós temos dado apoio e atendimento a esses pacientes”, explicou Máximo.
 
Quem foi exemplo desse atendimento pós-cirúrgico, foi a dona Orminda Almeida. Ela contraiu a infeção, mas disse que foi assistida pelo governo e recebeu atendimento.
 
Depois que eu fiz a cirurgia , eu falei pra eles [médicos] que não estava enxergando muito bem e que estava com dor, pois no mesmo instante eles já me chamaram. Aí eu disse que o osso do meu olho estava doendo, pois desse dia em diante eles não me deixaram mais. Passaram a me atender constantemente e, hoje, graças a Deus, eu estou bem”, comemorou dona Orminda.
 
Dona Orminda deu depoimento sobre a realização da cirúgia e se disse satisfeita | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
 
O caso
 
Na última quarta-feira (9), o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) afirmou que constatou a infeção endoftalmite em 40 pacientes que realizaram cirurgias de catarata ou pterígio, durante o mutirão dessas operações.
 
Nessa fiscalização, o Cremero apontou que do total de pacientes confirmado com a infecção, 13 estariam positivados para a bactéria pseudomonas, a mais grave na especialidade.
 
O conselho afirmou ainda que todos esses mutirões precisam acontecer com segurança para não ocorrer estes problemas.
 
Ao todo, o governo afirmou que já foram relizadas mais de 15 mil cirurgias de catarata e pterígio em todo o Estado.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS