O distrito de Fortaleza do Abunã foi, durante muito tempo, reconhecido como um dos pontos turísticos mais procurado de Porto Velho. As belezas naturais do local, com lindas cachoeiras, atraiam pessoas de Rondônia e Acre para desfrutar os encantos da região.
Fortaleza do Abunã contava com uma infraestrutura urbana que garantia mais conforto aos turistas que se deslocavam até lá. Mas, ao que parece, esses dias ficaram para trás. Moradores afirmaram que o distrito se encontra esquecido e abandonado.
Eles relataram que com o período das chuvas a situação piorou, e muito. Contaram que a falta de manutenção da infraestrutura do distrito tem feito com que o pouco de conforto que havia desaparecesse.
“É uma buraqueira em vários locais. As ruas que antes tinham asfalto, agora, são só buraco”, lamentaram.
Sem gari
A comunidade denunciou também a falta de limpeza pública em Fortaleza do Abunã e as dificuldades que o administrador vem enfrentando para conseguir manter a localidade em condições.
“Precisamos de mais pessoas para fazer o trabalho de limpeza do distrito. Antes havia dois garis, mas hoje há apenas um, pois, o outro está doente. Ou seja, é impossível para uma pessoa dar conta de todo o serviço. Hoje, só temos mesmo, o administrador e o gari”, disseram.
O mato toma conta de vários locais que são pontos turisticos do local
Os moradores observaram também que o descaso com Fortaleza do Abunã, tem prejudicado o que deveria ser a principal fonte renda do local, que é o turismo.
“Tem afastado os visitantes. Quem vai querer ir para um lugar que não tem condições de garantir o conforto básico para o turista? Esperamos que as autoridades façam alguma coisa para mudar essa realidade”, finalizaram.