ALERTA: Chuvas aumentam os casos de dengue em Porto Velho

População deve reforçar as ações preventivas para evitar o acúmulo de água

ALERTA: Chuvas aumentam os casos de dengue em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A ocorrência de chuvas acima da média na região amazônica contribuiu para a incidência de dengue no município de Porto Velho. Os primeiros dois meses deste ano já registram aumento de 35% no número de casos em relação ao mesmo período do ano anterior.
 
De acordo com as ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o aumento está relacionado ao surgimento de locais em que o mosquito transmissor da doença se prolifera. O problema é agravado pelo relaxamento das práticas preventivas.
 
“As famílias devem ficar atentas aos cuidados que devem adotar para evitar a disseminação da doença”, adverte Daniele Silva, assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde da Semusa.
 
Segundo ela, o município apresenta número elevado de casos de dengue, que também podem ser confundidos com a covid-19. Há registros também na rede privada de saúde. Nestes casos, a notificação deve ser feita corretamente para não prejudicar a adoção das providências por parte do município.
 
 
Município promove a conscientização sobre os criadouros do mosquito
 
“Não podemos relaxar. A prevenção é fundamental. Cada morador pode cuidar do seu quintal e evitar a formação de locais em que o mosquito transmissor da doença se reproduza”, orienta a assessora.
 
Após as chuvas, torna-se mais comum o acúmulo de água em recipientes como calhas, sucatas, pneus e nas lixeiras. O enfrentamento da doença impõe cuidados para evitar que a água se acumule nas plantas, nos vasos e vasilhames. Este é o ambiente em que o transmissor da doença se reproduz.
 
SINTOMAS
 
 
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya (arboviroses).
 
Em geral, a manifestação da doença inicia com febre de 39 a 40 graus. Na maioria das vezes é acompanhada de dor de cabeça, fadiga, náuseas, vômitos, vermelhidão e coceira na pele. Há pacientes que também relatam a ocorrência de dores nas articulações e pequenas manifestações hemorrágicas, como sangramento nasal e nas gengivas.
 
Os casos suspeitos devem ser imediatamente encaminhados para a unidade de saúde mais próxima para que seja notificado e, se confirmado, iniciado o tratamento correto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS