PROJETO ENXERGAR: Quatro mil cirurgias de cataratas e pterígios serão realizadas em Porto Velho

A ação acontece no Hospital Samar, zona Sul da cidade

PROJETO ENXERGAR: Quatro mil cirurgias de cataratas e pterígios serão realizadas em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Com investimento de R$ 4 milhões, o Governo de Rondônia lançou nesta segunda-feira (21), a 11ª edição do projeto “Enxergar” em Porto Velho. A ação acontece no Hospital Samar, zona Sul da cidade e visa reduzir a fila de espera por procedimentos oftalmológicos em todo o Estado.
 
Nesta etapa estão previstas a realização de quatros mil cirurgias entre cataratas e pterígios (carne crescida nos olhos) na Capital.
 
Ademilder de Andrade diz estar sendo abençoada com ação
 
Em 2021, o  projeto, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ofertou mais de dez mil cirurgias nos municípios de: Porto Velho com quatro mil cirurgias; Jaru com dois mil; Ji-Paraná com mil; Cacoal com dois mil e Rolim de Moura com mil cirurgias.
 
Esse ano, com mais uma edição, serão no total 14 mil cirurgias realizadas em Rondônia. 
 
A aposentada, Ademilder de Andrade Costa, relatou que aguardava na fila de espera desde 2019 para fazer a cirurgia.
 
“Quando eu entrei na lista não pude realizar a cirurgia por causa da pandemia. Hoje, com o projeto eu me sinto abençoada, porque estou sendo atendida perto de minha casa e por uma equipe de profissionais muito atenciosos. Estou agradecida por esse projeto que vem ajudando muitas pessoas durante esses anos”, disse agradecida Ademilder.
 
Cléber Freita agradeceu pela ação do Governo de Rondônia
 
“O paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), para realizar os procedimentos de praxe e receber o encaminhamento para a regulação de consulta e exame oftalmológico. Para o paciente que já está na fila, será necessário atualização da folha cadastral, a fim de que a equipe entre em contato e marque a cirurgia, caso seja preciso. É importante frisar que todos os pacientes passarão por um consulta para verificar a necessidade de cirurgia ou não”, explicou o secretário da Saúde, Fernando Máximo.
 
O morador, Cléber Freita de Melo, de 67 anos que também recebeu o atendimento pelo projeto, destacou a gratidão por poder realizar a cirurgia de catarata. “O projeto é maravilhoso para os idosos como eu. Os profissionais estão de parabéns pelo atendimento e pelo cuidado com cada paciente”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS