BOATOS: Transbordamento de igarapé deixa população de Porto Velho preocupada

Notícias falsas que circulam na internet fizeram usinas de Jirau e Santo Antônio publicarem esclarecimentos às famílias

BOATOS: Transbordamento de igarapé deixa população de Porto Velho preocupada

Foto: Chuvas fizeram igarapé do Bate-Estacas transbordar e tráfego de veículos ser interrompido por algumas horas - Foto: Paulo Andreoli/Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Todos os anos, as mesmas histórias (ou estórias) que causam histeria e preocupação nos moradores de Porto Velho: uma possível abertura de comportas das usinas de Jirau e Santo Antônio que poderiam alagar a cidade.
 
Um vídeo divulgado durante o último final de semana pelo Rondoniaovivo causou espanto, mas de acordo com a operadora da Usina de Jirau, nada que causasse algum alerta. 
 
A equipe de reportagem apurou no sábado (19), que se tratava de uma operação normal de vertedouro. 
 
O vertedouro tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração de energia e segundo a empresa, não há nenhum tipo de risco.
 
Mais água
 
Os repórteres do jornal eletrônico também registraram imagens do transbordamento do igarapé Bate-Estacas na tarde da segunda-feira (21), na Estrada do Cemitério de Santo Antônio, que também dá acesso a usina de mesmo nome e que fica a apenas 7 quilômetros do Centro da capital. O fato interrompeu o tráfego de veículos no local por algumas horas.
 
 
 
Áudios que circularam em WhatsApp no mesmo dia apontavam a notícia de que as comportas da Usina de Santo Antônio seriam abertas por supostamente o lago da hidrelétrica estar muito cheio, com risco de rompimento, a ponto de causar uma tragédia em grande escala.
 
Em contato com o Rondoniaovivo, a Usina de Jirau reafirmou que está abrindo as comportas do vertedouro apenas em alguns momentos e que a Defesa Civil de Porto Velho esteve no local para fazer uma inspeção também na segunda-feira (21), depois das “fake news”.
 
Após notícias falsas, Defesa Civil fez inspeção na Usina de Jirau - Foto: Prefeitura de Porto Velho
 
A Jirau Energia aproveitou para tranquilizar as famílias da região do Baixo Madeira que não há nenhuma possibilidade de rompimento da barragem. 
 
As notícias falsas também fizeram a direção da Santo Antônio Energia (SAE) divulgar uma nota de esclarecimento também no mesmo dia, além de informar à redação que “a usina está operando normalmente, onde as comportas não estão abertas e toda a água está passando pelas turbinas no processo de geração de energia”. 
 
Veja conteúdo na íntegra abaixo:
 

Galeria de Fotos da Notícia

BOATOS: Transbordamento de igarapé deixa população de Porto Velho preocupada

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS