BASE AÉREA: Esquadrão de helicópteros russos em RO será desativado em 1º de março

Motivo seria falta de manutenção e dificuldade de encontrar peças de reposição de aeronaves russas

BASE AÉREA: Esquadrão de helicópteros russos em RO será desativado em 1º de março

Foto: Divulgação | Aeronaves de ataque ficam em Porto Velho

As aeronaves que equipam o Esquadrão Poti – Ala 6, na Base Aérea de Porto Velho, serão desativadas. O Esquadrão de helicópteros AH-2 Sabre, chegou ao Brasil entre os anos de 2010 e 2015. O investimento foi de US$ 326 milhões na época.
 
 
A portaria de desativação das aeronaves foi publicada no último dia 10 de fevereiro, em documento assinado pelo tenente brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, chefe do Estado-Maior. A desativação começa em 01 de março e segue até 31 de dezembro deste ano.
 
 
 
O que isso significa para Rondônia? É o provável encerramento do Esquadrão Poti – Ala 6, que foi criado para proteger a fronteira do Brasil com a Bolívia, usando os helicópteros de ataque.
 
 
Durante uma semana, o Rondoniaovivo entrou em contato com a assessoria de comunicação da Aeronáutica em Brasília por meio do telefone (com WhatsApp) 61 99961-4239 e pelo e-mail imprensa@fab.mil.br, onde não tivemos retorno sobre os motivos da descontinuação do uso dos AH-2 Sabre e se o Esquadrão Poti – Ala 6 será extinto.
 
Fontes da Base Aérea de Porto Velho não confirmaram a extinção do grupo, mas justificaram que a manutenção dos helicópteros é complicada, por conta da dificuldade em encontrar peças de reposição. Por isso, seria melhor a substituição. 
 
 
Como é uma decisão estratégica, o assunto não chegou até os comandantes de unidades, ficando restrito ao alto comando da Aeronáutica em Brasília.
 
A Base Aérea de Porto Velho não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas uma fonte de alta patente reforçou que enquanto não chegar nenhuma determinação oficial, o esquadrão segue voando.
 
Tenente Vitória com colar de 23mm na frente do helicóptero | Foto: Divulgação
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS