O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, apresentou o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, na manhã desta sexta-feira (11) em Porto Velho.
O programa irá funcionar em conjunto com os municípios participantes, tendo como objetivo oferecer mais de 200 cursos de qualificação para os jovens entre 18 e 29 anos, e atenderá também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos.
Todos esses cursos profissionalizantes serão ofertados em diversas áreas e em parceria com os serviços nacionais de aprendizagem. Os municípios que optarem por participar do programa irão se encarregar da organização local das atividades de interesse público e do pagamento da bolsa qualificação, devendo observar a regulamentação da Medida Provisória e outras disposições do Ministério do Trabalho e Previdência.
Iniciativa
A proposta é aumentar a empregabilidade desses trabalhadores e transferir renda através de uma bolsa qualificação (meio salário-mínimo). Os participantes irão prestar atividades em meio período, com pagamento de uma bolsa no valor de R$ 606, auxílio transporte e seguro de acidentes pessoais.
“Esse programa é uma forma de simplificar, qualificar e gerar oportunidades. São vários cursos e quem escolhe a área que vai atuar, é o próprio voluntário. As prefeituras de todo o Brasil poderão receber esses jovens", finalizou Onyx Lorenzoni.