OBRAS: Serviços de drenagem e limpeza de canais são intensificados

Bairro Igarapé receberá obras de drenagem e pavimentação

OBRAS: Serviços de drenagem e limpeza de canais são intensificados

Foto: Divulgação

As ações de drenagem e limpeza de canais no perímetro urbano vêm sendo intensificadas em Porto Velho. O objetivo é minimizar os impactos provocados pelo período chuvoso na região.
 
A execução dos trabalhos é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras (Semob), que segue atuando diariamente em diferentes pontos da cidade. O chamado inverno amazônico é previsto para durar até o mês de abril.
 
Até lá, a Semob fará a execução dos serviços de forma estratégica para facilitar o tráfego nas ruas e avenidas de Porto Velho. O titular da pasta, Diego Lage, afirma que mesmo com os esforços das equipes, um dos maiores desafios enfrentados ainda é a falta de conscientização por parte da população, que insiste em jogar lixo doméstico em locais impróprios, impactando negativamente o escoamento das águas.
 
“Infelizmente nos deparamos com lixos diversos, incluindo móveis como sofá e fogão jogados pela população fora do lixo, gerando um forte impacto durante as chuvas, entupindo os canais e impedindo o escoamento das águas em virtude de sua drenagem. Por isso, reforçamos, o lugar de jogar lixo é no lixo e contamos com essa conscientização na prática, por parte dos moradores”, explica.
 
Diego Lage, secretário municipal de obras
 
O secretário ressalta, ainda, que as chuvas de grande volume, fenômeno da natureza que ocorre em diversas cidades no país, obrigam a pasta a readequar as obras de infraestrutura na cidade.
 
“São chuvas pontuais que ocorrem nos mesmos locais, causando um desconforto maior. Por determinação do prefeito Hildon Chaves, estamos trabalhando estrategicamente, fazendo a duplicação do diâmetro das manilhas e, também, de galerias novamente”, observou.
 
DRENAGENS
 
Uma das obras que seguem em execução é a do bairro Lagoa, zona Leste, que contará com mais de dez quilômetros de pavimentação, totalmente drenada com galeria 3x3 metros. A obra vai permitir o escoamento das águas, prevenindo alagações.
 
O bairro Igarapé também receberá obras de mais de dez quilômetros de pavimentação e com 100% de drenagem e galerias. O processo licitatório está previsto para a primeira quinzena deste mês.
 
O investimento em infraestrutura na cidade é uma das prioridades da atual gestão municipal. O exemplo concreto disso é a obra feita nos bairros São Francisco e Mariana, com mais de cinquenta quilômetros de pavimentação drenada. As equipes da Semob também seguem atuando no bairro com a limpeza de canais e limpeza do lixo, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
 
Limpeza de canais ocorrem em diversos pontos da cidade
 
LIMPEZA DE CANAIS
 
As equipes da Semob têm avançado na limpeza de canais. A exemplo dos serviços feitos no começo do ano, no canal na rua Ecologia, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona central da cidade. Ainda no bairro, foram feitos os serviços na rua Jacy Paraná, entre Avenida Rogério Weber e rua Euclides da Cunha, bairro Baixa da União.
 
Os trabalhos também foram executados em um dos principais canais do bairro Três Marias, como na rua Ponta Negra e rua Corrupião; rua Benedito Inocêncio e rua Botafogo, além da rua Paissandú, todos realizados no final do mês de janeiro.
 
Os trabalhos de limpeza de canais seguem em andamento na avenida Rio de Janeiro com rua Negreiros, bairro Lagoinha, entre outros pontos da cidade.
 
CELERIDADE
 
Os trabalhos são distribuídos em cinco equipes, sendo duas na frente de serviço de limpeza de canais e três no serviço de drenagem, além do uso de maquinários.
 
A programação intensa de trabalhos, executada diariamente, reafirma o compromisso da gestão municipal em promover bem-estar à população, melhorando a infraestrutura do perímetro urbano da cidade e, consequentemente, a fluidez na trafegabilidade durante o inverno amazônico.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS