CRONOGRAMA: Porto Velho promove coleta seletiva em bairros e instituições cadastradas

Destino incorreto do lixo contribui para o entupimento dos canais e de todo o sistema de drenagem da cidade

CRONOGRAMA: Porto Velho promove coleta seletiva em bairros e instituições cadastradas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Buscando dar destinação correta ao lixo e promover rentabilidade aos catadores de materiais recicláveis, o município institui a coleta seletiva de resíduos em Porto Velho. Os trabalhos ocorrem em 13 bairros da região central, condomínios residenciais e órgãos e instituições públicas.
 
O trabalho é executado por uma empresa contratada pela prefeitura, de segunda-feira à sábado, nos períodos da tarde e noite. Segundo Clelson Ferreira, presidente da Comissão Especial Permanente de Fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), o trabalho é executado por uma equipe composta por um motorista e dois agentes de limpeza, além de um caminhão preparado para atuar com o serviço de recolhimento.
 
Estamos com uma nova licitação em andamento e isso vai abranger, em breve, toda a cidade e os distritos do alto, médio e baixo Madeira. Com uma população empenhada, poderemos evitar o descarte irregular e a contaminação do meio ambiente”, disse o presidente da Comissão.
 
CENÁRIO ATUAL
 
De acordo com a Semusb, atualmente 11 condomínios residenciais já estão preparados e integrados com o cronograma de coleta seletiva que ocorre às terças-feiras, conforme cronograma estipulado pela pasta.
 
Resíduos descartados podem ser reaproveitados no processo de reciclagemResíduos descartados podem ser reaproveitados no processo de reciclagem
 
Os condomínios, por lei, têm a obrigatoriedade de segregar os resíduos gerados por seus moradores, tendo em vista que poderão ser penalizados pela execução incorreta desse lixo. A segregação é obrigatória para a expedição de licença ambiental pelo município, feita todos os anos a esses empreendimentos”, explica o presidente da comissão.
 
Já as residências não abrangidas pela coleta seletiva ainda não são obrigadas a fazer essa execução. Atualmente, o serviço alcança treze bairros da região central de Porto Velho.
 
“As residências que estão na frequência de coleta precisam ter a ciência e consciência de começar a fazer a separação desses resíduos e a condicionar de forma correta em suas lixeiras, além de ficar atentos aos dias de passagem dos caminhões”, explica o presidente.
 
CONSCIENTIZAÇÃO
 
A conscientização por parte dos moradores, em relação a segregação correta de resíduos, continua longe do ideal. O destino incorreto do lixo contribui para o entupimento dos canais e de todo o sistema de drenagem da cidade, contribuindo para o alagamento das vias e prejudicando os espaços de uso comum.
 
Os resíduos que podem ser reaproveitados são: papel, papelão, material plástico, vidro e metais. Há a necessidade de que seja acondicionado de forma correta, seguindo os padrões estipulados como, por exemplo, sacos azuis ou transparentes. Desta forma, há uma maior facilidade para o manuseio desses materiais, tanto pelos garis quanto para quem fará a seleção.
 
“Esses itens possuem uma destinação melhor e proporcionam ganhos financeiros aos catadores através de suas associações e cooperativas. Muitos necessitam trabalhar com esse tipo de material para terem maior rentabilidade às suas famílias”, destaca o presidente da comissão.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS