UNIRON: Curso de Enfermagem realiza a II Mostra Científica

Destaques foram premiados

UNIRON: Curso de Enfermagem realiza a II Mostra Científica

Foto: Divulgação

No dia 13 de dezembro, a UNIRON premiou os melhores trabalhos apresentados na II Mostra Científica de Trabalhos de Conclusão do Curso de Enfermagem, que foram realizados pelos acadêmicos do 9º e 10º período. Além do troféu, os premiados receberam um certificado.
 
As temáticas foram escolhidas pelas equipes e tiveram orientações dos docentes da UNIRON. Concorreram ao “Prêmio Florence Nightingale”, 07 artigos que foram apresentados na ocasião, onde a qualidade surpreendeu a todos os participantes.
 
O primeiro lugar, coube a Juliana Maria Lucena Fernandes Dantas e Larissa Eduarda Flauzino do Nascimento, que foram orientadas pela docente Ivana Annely Cortez da Fonseca, com o tema “Fatores associados ao abandono do tratamento de álcool e outras drogas em moradores de rua”.
 
 
Da esquerda para a direita: Larissa, Juliana e Lisséia
 
Para Juliana, “este trabalho foi uma grande realização pessoal e profissional e receber este prêmio é o começo do reconhecimento que almejamos e o início da colheita dos frutos de toda a nossa dedicação e disciplina. Espero que com esta pesquisa possamos levar mais visibilidade e dignidade para os moradores de rua da nossa cidade”.
 
Larissa afirma que “o tema escolhido para a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC foi de extrema relevância, pois pôde proporcionar uma visibilidade adequada aos moradores de rua que são por diversas vezes esquecidos ou até mesmo marginalizados. Com isso a conquista deste prêmio foi algo muito gratificante, pois ele não significa apenas um destaque e reconhecimento do trabalho apresentado, mas sim um avanço para estes indivíduos que participaram da pesquisa”.
 
A colocação seguinte, ficou com Andrezza Iara Rodrigues Vieira, Bruno Gomes Brumado e Vanessa de Souza Canterle, coordenadas também pela Professora Ivana Annely, com o título “Automedicação entre acadêmicos de enfermagem: pesquisa-ação em uma Instituição Privada em Rondônia”. 
 
 
Da esquerda para a direita: Andrezza, Vanessa, Bruno e Lisséia
 
“Durante a construção do TCC, nosso objetivo sempre esteve voltado para publicação de artigo científico. Ver ele publicado e receber a premiação de 2° lugar, me enche de orgulho e satisfação, pois alcançamos muito além do que imaginamos. Quando olho para trás todo o empenho, dedicação e abdicação valeram a pena”, ressalta Andrezza.
 
Conforme Vanessa enfatiza, “estou muito agradecida e feliz por ganhar a premiação e certificado de 2ª Melhor Pesquisa Original.  Não foram dias e nem meses, foram anos desenvolvendo etapa por etapa que no fim valeram muito a pena. O reconhecimento pela nossa pesquisa mostra que todo nosso esforço jamais será em vão”. 
 
De acordo com Ivana, “No atual contexto desafiador, o campo da pesquisa em Enfermagem nos levou além do que imaginávamos. Ambas as pesquisas em que atuei envolveram entrevistas por meio de questionário, no qual trouxe ao final olhares mais maduros e empáticos frente aos objetivos por eles traçados desde o início”. 
 
A Professora acredita que os temas abordados não devem ser esgotados, mas sim explorados no âmbito da formação acadêmica, no intuito de despertar novas reflexões, olhares e quem sabe projetos guarda-chuva voltados para estas temáticas.
 
No terceiro lugar, ficaram Flávia Rodrigues de Araújo Durães e Keilla dos Santos Andrade, orientadas pela docente Marcela Milrea Araújo Barros, com o tema “A percepção da equipe de enfermagem na relação profissional-família da criança hospitalizada”.
 
 
Da esquerda para a direita: Marcela, Flavia e Lisséia
 
Segundo Flavia, “receber uma premiação por um trabalho científico foi umas das maiores emoções que senti. Acredito que o tema abordado no nosso artigo é de grande relevância para sociedade e principalmente para os profissionais deste segmento, pois conseguimos ouvir um pouco dos sentimentos de quem está no dia-a-dia. Espero profundamente ter contribuído para isso e só tenho a agradecer a UNIRON pela oportunidade, pelo corpo docente de excelência e a minha Orientadora Professora Marcela Milrea pela dedicação e paciência que teve durante esse desafio”.
 
Keilla por sua vez, enaltece, “ser agraciada com o Prêmio Florence Nightingale é extraordinário. Vemos que todos os esforços empregados no desenvolvimento da pesquisa foram reconhecidos. Tivemos momentos que achamos que não iríamos conseguir, mas graças a nossa orientadora Professora Marcela, que por meio de mensagens encorajadoras nos incentivava e demostrava que acreditava no nosso potencial. Entre lágrimas e sorrisos eu e minha amiga Flávia estamos colhendo os frutos da nossa dedicação”.
 
“Foi um ano atípico e um semestre desafiador em que nós Professores do curso de Enfermagem precisamos repensar estratégias educacionais para colaborar, incentivar, aprender e construir junto com os acadêmicos a investigação científica na enfermagem. No entanto, os resultados são gratificantes e imprescindíveis pois subsidiam a tomada de decisão pelos gestores da saúde e contribuem diretamente para a saúde e qualidade do cuidado da população rondoniense”, destaca a docente Marcela. 
 
Ainda de acordo com Milrea, o prêmio Florence Nightingale, além de valorizar a produção científica pelos acadêmicos, colabora para um currículo lattes cada vez mais competitivo para os próximos degraus dos novos Bacharéis em Enfermagem.
 
A Coordenadora do curso, Professora Lisséia Cristiane Souza do Vale, fala com entusiasmo sobre a II Mostra Científica, “pois foi um momento oportuno para a exposição dos resultados de uma estratégia de construção realizada durante todo o processo de ensino-aprendizagem e estímulo à pesquisa no curso”.
 
Para ela, a premiação foi o ápice de um trabalho de formação e deixa o corpo docente orgulhoso das realizações alcançadas pelos discentes com as orientações que lhes foram repassadas. Todas as pesquisas foram feitas com abordagem inovadora e impactos positivos na assistência, e são frutos do objetivo maior do curso de Enfermagem de formar profissionais preparados para o mercado de trabalho e incentivar o desenvolvimento da pesquisa na área.
 
Os três artigos premiados foram publicados na revista eletrônica Research, Society and Development e podem ser acessados através do link, link, link
 
A revista Research, Society And Development (cujo título abreviado é Res., Soc. Dev.) é uma publicação científica multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico através da publicação de descobertas ocorridas nas diferentes áreas. Trata-se de um periódico mensal, que publica diversos tipos de manuscritos, tais como artigos científicos, resenhas e case teaching nas diversas áreas do conhecimento.
 
A Direção da UNIRON parabeniza aos vencedores e ao corpo docente pelos trabalhos apresentados, e, agradece a empresa Rommanel, que patrocinou os troféus que foram entregues.
Direito ao esquecimento

Você concorda que os vereadores de Porto Velho continuem atuando online, mesmo com a queda nos casos de covid-19?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS