COVID-19: RO registra mais de mil casos e pesquisadora alerta para avanço da ômicron

“Não podemos esquecer que a vacinação é nossa maior aliada para não evolução de quadros graves da doença", alerta a pesquisadora Deusilene Vieira

COVID-19: RO registra mais de mil casos e pesquisadora alerta para avanço da ômicron

Foto: Acervo Fiocruz-RO | Pesquisadora Deusilene Vieira no Laboratório de Virologia Molecular

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Estado de Rondônia registrou na última terça-feira (18), 1.611 casos da covid-19 e quatro mortes em decorrência do vírus. Os dados foram repassados pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).
 
O maior número de casos foi confirmado em Porto Velho com 755, depois Ji-Paraná com 156 e em terceiro Pimenta Bueno com 103 casos. O restante dos positivados foi distribuído nos outros municípios do Estado.
 
Apesar de registrar o maior número de caso do dia, Porto Velho não teve mortes pela covid-19. Ariquemes, Cacoal, Vilhena e São Francisco do Guaporé confirmaram um óbito, cada.
 
Avanço da ômicron
 
De acordo com a pesquisadora da Fiocruz Rondônia, Deusilene Vieira, esse novo aumento no número de casos em Rondônia tem relação com a variante ômicron.
 
“Essa variante é muito mais transmissível do que outras variantes do SARS CoV-2. Esse perfil está sendo comum em várias regiões do mundo e do nosso próprio país onde essa variante está circulando”, alertou a pesquisadora.
 
No entanto, a ômicron perde força na população vacinada, como relata a pesquisadora. “Porém o fato de ser mais transmissível não significa maior agressividade principalmente em indivíduos imunizados com segunda e terceira dose”.
 
No último sábado (15), o Governo de Rondônia anunciou a confirmação de 51 casos da variante ômicron no Estado. A idade dos positivados para o vírus oscila entre 8 e 64 anos.
 
Variante ômicron é responsável por mais transmissibilidade do vírus 
 
Os contaminados para o vírus foram 31 mulheres, 18 homens e duas crianças. Essas pessoas estão distribuídas nos municípios de Porto Velho (30), Guajará-Mirim (1), Candeias do Jamari (1), Jaru (1), Alta Floresta d'Oeste (1), Presidente Médice (5), Cerejeiras (7), Seringueiras (1) e Vilhena (4).
 
Até o momento não foi registrado mortes pela variante ômicron no Estado.
 
Importância da vacinação
 
Ainda de acordo com a pesquisadora da Fiocruz-RO, Deusilene Vieira, a melhor arma de combate ao vírus é a vacinação.
 
Não podemos esquecer que a vacinação é nossa maior aliada para não evolução de quadros graves da doença. Completar o esquema vacinal com segunda e terceira dose é fundamental neste momento”, relatou.
 
Manter os cuidados de higiene contra o vírus também é uma alternativa de combate a doença. “Além disso devemos continuar com as medidas de distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos e objetos sejam mantidas”, finalizou Deusilene.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS