UNIRON: Violência doméstica foi tema de TCC de acadêmica

Pandemia ampliou índices

UNIRON: Violência doméstica foi tema de TCC de acadêmica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 07 de dezembro, a acadêmica Karen Eduarda Ramos Costa Azevedo, do curso de Jornalismo, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, intitulado “Mulheres em Situações de Violência Doméstica durante a Pandemia em Porto Velho: Grande Reportagem Impressa”, sob a orientação da Professora Viviane Camelo.
 
A presente obra teve o objetivo de mostrar através de uma grande reportagem impressa, o aumento da violência doméstica contra a mulher durante o período de pandemia em Porto Velho, e como elas procuraram ajuda e os tipos de violência que sofreram e por quem. 
 
Com o surgimento do novo coronavírus e com o isolamento social, muitas situações tiveram que ser readaptadas na sociedade, e uma delas foi a permanência por tempo indeterminado de pessoas dentro de suas casas, o que acarretou em aumento da violência doméstica. Por outro lado, houve uma diminuição de denúncias feitas pelas vítimas. 
 
A partir dessa problemática, buscou-se mostrar o processo até chegar nas denúncias feitas pelas vítimas.
 
A pesquisa de campo realizada foi qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com 6 mulheres vítimas de violência doméstica, 1 Defensora Pública e 1 Psicóloga do CREAS Mulher. Na sequência foram realizadas as decupagens do material gravado para a elaboração do relatório e o diagnóstico da pesquisa, e assim chegar no objetivo do trabalho. 
 
A jovem portovelhense informa que escolheu o tema, pois conheceu pessoas que estavam sendo vítimas da violência doméstica e permaneciam sem denunciar os agressores.
 
A partir disso, escolheu esse assunto para desenvolver. “Inicialmente, me senti mal quando comecei a entrevistar as mulheres vítimas. No entanto, percebi a necessidade de continuar com essa temática, e graças ao apoio da família e dos Professores, em especial o Benedito, segui adiante”, relata Karen.
 
Eduarda menciona que inclusive entrevistou uma conhecida sua que estava sofrendo violência. Em todas as entrevistas, foi comum o relato de que as mulheres sofreram mais de um tipo de violência, em especial a psicológica.
 
Em outra situação, se deparou com uma tentativa de assassinato, que felizmente não aconteceu. 
 
Para quem estiver interessado, poderá conferir mais dados, na Revista Strong Woman, edição Nov/Dez 2021.
 
 
Se por um lado, teve dificuldades e tristeza no início, ao final, Ramos sente-se realizada pela obra que concluiu. Por último, agradece a Deus, aos pais Antonio e Cléa, ao esposo Estevan e demais familiares, que a apoiaram em todos os momentos.
 
De acordo com a Coordenadora do curso de Jornalismo, Maria Angela de Lima, “a violência doméstica é sempre um tema de muita importância e se faz necessário que a mídia dê espaço para a temática. Ao ver acadêmicos de Jornalismo com interesse pela causa, já na academia, só nos deixa com muito orgulho desses novos jornalistas que estão começando a carreira”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS