MARÇO: Terceiro mês de 2021 marcou um ano de luta contra a Covid-19 em RO

Outros fatos desse mês foram o aumento das restrições em Rondônia devido à pandemia; perda do cardiologista Eduardo Coimbra e risco de paralisação da Hidrelétrica de Santo Antônio

MARÇO: Terceiro mês de 2021 marcou um ano de luta contra a Covid-19 em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Logo no começo do mês, o governador Marcos Rocha (União Brasil) anunciou o aumento das restrições no funcionamento do comércio em Rondônia, por conta do avanço da Covid-19.
 
Segundo ele, os estabelecimentos ficariam fechados durante todo o final de semana, exceto as funerárias, farmácias, postos de gasolina, serviços de saúde, indústrias e supermercados. 
 
Governador Marcos Rocha afirmou que as medidas de restrições no funcionamento do comércio em RO não eram um 'lockdown'
 
À época, o governador disse que as medidas não eram um “lockdown”, já que contavam com o apoio da própria classe empresarial.
 
Perda
 
Março também foi um mês em que perdemos um dos médicos cardiologistas mais conhecidos do estado, Eduardo Coimbra. Ele morreu após complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado em São Paulo fazia alguns dias e deixou três filhos e esposa. 
 
Alerta
 
A hidrelétrica de Santo Antônio, quarta maior usina do País, com capacidade de atender até 45 milhões de pessoas, corria risco de ficar 100% desligada por até 57 dias, ainda no primeiro semestre. 
 
A empresa levou um documento confidencial durante uma reunião ocorrida com o comando do Ministério de Minas e Energia (MME), no fim de janeiro. O objetivo era discutir as regras de operações impostas à hidrelétrica e o volume de água que Santo Antônio deve armazenar em seu reservatório. 
 
No documento, a concessionária afirma, basicamente, que o volume de água determinado para passar por suas turbinas entre fevereiro e junho pode resultar no desligamento de todas as suas 50 máquinas, por causa da redução de queda da água. 
 
A Usina de Santo Antônio correu o risco de ficar 100% desligada por até 57 dias, ainda no primeiro semestre de 2021
 
O projeto de Santo Antônio prevê uma queda mínima de 9 metros de altura entre a crista da água, na parte de cima da barragem (montante) e a margem que fica na parte de baixo da usina (jusante), para que as turbinas funcionem. 
 
Abaixo desse número, pode haver comprometimento mecânico de toda hidrelétrica.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS